A+ / A-

UE reforça verba para a defesa

13 jun, 2018 - 16:22

A ideia é apostar em áreas como os programas informáticos encriptados, a tecnologia associada aos drones ou as comunicações por satélite.

A+ / A-

A Comissão Europeia propõe a criação do Fundo Europeu de Defesa, com uma dotação de 13 mil milhões de euros. O mecanismo será usado para aumentar a autonomia estratégica da União Europeia na defesa.

A ideia é apostar em áreas como os programas informáticos encriptados, a tecnologia associada aos drones ou as comunicações por satélite.

É também reforçada a cooperação já que exige a participação de, pelo menos, três estados membros nos projetos.

A Comissão também propõe criar um instrumento financeiro de 10 mil milhões de euros para melhorar a capacidade da União Europeia para prevenir conflitos e garantir a segurança internacional em missões de paz.

No atual momento de instabilidade no mundo, Bruxelas pretende que a União Europeia assuma as suas responsabilidades na cena internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+