Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Helena Costa

Gonçalo Guedes é "sério candidato ao onze no primeiro jogo" do Mundial

08 jun, 2018 - 14:40

Helena Costa, primeira treinadora de Gonçalo Guedes, aponta à titularidade do jovem frente a Espanha.

A+ / A-

Helena Costa, primeira treinadora de Gonçalo Guedes na formação do Benfica, considera que o extremo mostrou bons sinais, frente aos argelinos, para assumir a titularidade da seleção nacional.

Em declarações a Bola Branca, a atual observadora dos alemães do Eintracht Frankfurt, diz que Guedes "sobressaiu" e "não só pelos golos" que marcou frente a Argélia.

"Pela mobilidade que deu à equipa, pelas situações que criou e, sobretudo, por estar a jogar numa posição que não é habitual. A dinâmica da equipa foi excelente e o Gonçalo integrou-se muito bem", entende.

Para Helena Costa foi "um passo importante para uma eventual titularidade" do jovem, sendo que a idade "não interessa nada".

"O que interessa é a qualidade e, neste caso, também a personalidade, porque ultrapassar adversidades não é para todos. A integração em Valência foi perfeita. Acho que foi a escolha ideal, não só pela forma de jogar da equipa, mas pelo ambiente e a cidade em si", diz.

A treinadora, que mantem laços de amizade com Gonçalo, partilha que o jovem "aparece extremamente motivado" pela presença nos convocados para o Mundial.

"Estar no lote dos 23 é um motivo de orgulhoso e ele fez por merecer isso. Neste momento perceber que é um sério candidato ao 11 no primeiro jogo é meritório e estou muito contente por ele", reforça Helena Costa.

Posição de avançado não é estranha

Gonçalo Guedes atuou como avançado frente a Argélia e, segundo Helena Costa, não é uma posição nova para o camisola 17 de Portugal.

"Ele já teve várias experiências no processo de formação como avançado. Talvez não se lembre muito bem porque foi numa fase inicial e depois sim, descaiu um pouco mais para os corredores", partilha a antiga treinadora das camadas jovens do Benfica.

Helena Costa acrescenta ainda que o "período em que jogou como segundo avançado no Benfica", onde teve de "otimizar o seu jogo de costas para a baliza, em espaços mais reduzidos e em combinações" foi um "upgrade" para o extremo.

"Se formos ver as situações de jogo dele de ontem, na maioria delas inicia de costas, mas aparece sempre de frente para a baliza e é aí que ele é fortíssimo".

A maturidade que fez a diferença

Orientadora dos primeiros passos de Gonçalo Guedes na academia encarnada, Helena Costa descreve aquele que foi "uma criança hiperativa", que agora cresceu e "nota-se".

"Está com os objetivos claramente determinados na sua cabeça e faz do que gosta a sua profissão. É uma pessoa hiperconcentrada, com o foco definido", diz Helena Costa a Bola Branca.

"Todos crescem" e apesar da hiperatividade de Gonçalo, a sua primeira treinadora aponta a tranquilidade, que "sempre foi dele", como uma das suas principais qualidades.

"A tranquilidade sempre foi dele e espero que a mantenha porque ajuda-o a ultrapassar muitas barreiras e adversidades. O ‘Gonçalo adulto’ é totalmente diferente do ‘Gonçalo criança’, nesse aspeto" conclui Helena Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+