Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trinta taxistas detidos em Lisboa desde o início do ano

08 jun, 2018 - 07:00 • Celso Paiva Sol

A quase totalidade dos casos de especulação têm o Aeroporto Humberto Delgado como origem ou destino das viagens e cidadãos estrangeiros como vítimas.

A+ / A-

Só este ano, e apenas no distrito de Lisboa, já foram detidos 30 taxistas por suspeita do crime de especulação, ou seja, por valores cobrados indevidamente, segundo dados a que a Renascença teve acesso.

A este ritmo, 2018 promete bater recordes em comparação com anos anteriores. Só no distrito de Lisboa, a PSP tem detido uma média de 42 taxistas por ano.

As contas dizem respeito apenas aos crimes de especulação, quando os valores cobrados são superiores ao que o taxímetro realmente marca, ou ainda quando são indevidamente cobradas taxas pelas mais variadas razões. Seja por causa das malas, das distâncias ou simplesmente se é de noite ou de dia.

A quase totalidade dos casos têm o Aeroporto Humberto Delgado como origem ou destino das viagens e cidadãos estrangeiros como vítimas.

Os dados da PSP revelam que, nos últimos cinco anos, foram detidos em Lisboa 210 taxistas, sendo que, a ver pelos casos já conhecidos, 2018 poderá transformar-se num dos anos com mais registos.

Os 30 motoristas já detidos nos primeiros cinco meses deste ano são apenas menos 10 do que em todo o ano passado e já são mais cinco do que em 2016.

Este crime de especulação é punido com penas de prisão que variam entre os seis meses e os três anos ou com multa nunca inferior a 100 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Chieko M. Hashimoto
    01 out, 2018 São Paulo 21:33
    Aconteceu com a gente. Um taxista do aeroporto internacional de Lisboa nos levou até a Ribeira. Cobrou nos 28 Euros, valor este que é mais do que o dobro de uma corrida para este trajeto, conforme pudemos constatar posteriormente. Pena que nao anotamos o numero do taxi. Era um motorista beirando 70 anos, bonachão, simpatico, gordo, tinha um rosto grande ... O taxi dele nao tinha um taximetro comum como os demais que vimos. Tinha algo pequeno que parecia um painel de radio e lá aparecia o valor. Não notamos se este valor já estava lá, ou se mudava com a quilometragem. Claramente este motorista nos lesou e é com tristeza que vemos os portugueses (como tudo há exceções à regra) em geral não sabem receber os turistas. Nos deixaram uma péssima impressão! Foi uma decepção.
  • Maria Sílvia Rodrigues de Moura
    08 jun, 2018 Braga 16:28
    Infelizmente não é só em Lisboa. No Porto também usam sistemas idênticos. Uma mala que tem 35 cm, já têm incluído taxa de bagagem e dar voltas enormes para chegar ao destino.
  • antonio
    08 jun, 2018 Lisboa 11:05
    Uber! Uber!

Destaques V+