Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coreias reúnem-se outra vez para preparar cimeira com Estados Unidos

26 mai, 2018 - 15:15

Encontro surpresa reforça a ideia de que o encontro entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos pode mesmo acontecer.

A+ / A-

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, teve uma reunião surpresa com o líder norte-coreano Kim Jong Un este sábado para garantir que a próxima cimeira entre o norte-coreano e o presidente dos EUA, Donald Trump, seja um sucesso, afirmaram autoridades sul-coreanas.

O encontro não foi anunciado e é a mais recente reviravolta numa semana de saltos diplomáticos em torno de uma cimeira sem precedentes entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

As conversas, que duraram duas horas na aldeia fronteiriça de Panmunjom, ocorreram um mês depois de realizarem a primeira reunião entre as duas coreias, dez anos depois da última vez.

"Os dois líderes trocaram opiniões sinceras sobre como tornar a cimeira norte-coreana e norte-americana um sucesso e sobre a implementação da Declaração Panmunjom", disse o porta-voz da Coreia do Sul em comunicado.

A mesma fonte não confirmou como é que a reunião secreta foi organizada ou quem é que a solicitou.

Moon, que retornou a Seul na manhã de quinta-feira depois de se encontrar com Trump em Washington no começo da semana numa tentativa de manter a cimeira como planeada inicialmente, para 12 de junho em Singapura, deve anunciar detalhes da reunião com Kim Jong Un.

Uma das fotos divulgadas pela Blue House no sábado mostrou Moon e Kim a abraçarem-se.

Os dois presidentes estavam acompanhados pelo chefe de inteligência sul-coreano Suh Hoon e seu colega norte-coreano Kim Yong Chol, encarregado dos assuntos intercoreanos.

Trump com conversas produtivas

Trump disse na sexta-feira que Washington estava a manter "conversas produtivas" com Pyongyang sobre a realização da reunião de 12 de junho, apenas um dia depois de ter anunciado que a ia cancelar.

A revista Politico informou que uma equipa avançada de 30 funcionários da Casa Branca e do Departamento de Estado estavam a preparar-se para partir para Singapura no fim de semana.

O presidente norte-americano afirmou num post no Twitter que "estamos a ter conversas muito produtivas para reestabelecer a cimeira que, se acontecer, provavelmente permanecerá em Singapura na mesma data, 12 de junho, e, se necessário, será estendida além dessa data ".

Trump já havia indicado que a declaração da Coreia do Norte, aberta a manter a reunião, tinha sido recebida com muita satisfação.

"Foi uma declaração muito boa a que eles divulgaram", disse Trump a repórteres na Casa Branca. "Vamos ver o que acontece".

"Estamos a conversar. Eles querem muito fazê-lo e nós gostaríamos de o fazer", disse Trump.

Os comentários vieram apenas um dia depois deTrump falar de "hostilidade aberta" de Pyongyang ao cancelar a reunião.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+