Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin nega interferência na Catalunha

26 mai, 2018 - 00:34

“Somos sempre acusados de todos os males”, acrescenta.

A+ / A-

O Presidente da Rússia rejeitou que o seu país tenha interferido a favor do independentismo catalão. Vladimir Putin expressa o desejo de que a Espanha conserve a sua "integridade territorial".

"Temos boas e frutuosas relações com a Espanha, que queremos preservar, e também queremos que a situação se normalize com Espanha e que Espanha conserve a sua integridade territorial", disse Putin, numa entrevista concedida a uma dezena de diretores de agências noticiosas, entre as quais a espanhola Efe.

O chefe de Estado russo acrescentou que "todos os países têm direito à autonomia, mas, ao mesmo tempo, parte-se do conceito de respeito e da conservação da soberania dos Estados e das fronteiras estabelecidas".

"Esta é a nossa posição e é aquela que temos transmitido ao Governo espanhol", sublinhou Putin, em resposta a uma pergunta da agência Efe.

Quanto às acusações de ciberataques feitas por membros do Governo espanhol -- que aludiram a ações de desinformação via Internet sobre a crise da Catalunha procedentes de território russo -, o líder do Kremlin classificou como "disparate" dizer que a Rússia está por detrás disso.

"Diz-se sempre isso da Rússia, disse-se no 'Brexit' e somos sempre acusados de todos os males. Mas trata-se de processos internos de cada país, com os quais não temos absolutamente nada que ver. Acaso Boris Johnson é um agente russo?", insistiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    26 mai, 2018 03:03
    Acham mesmo que um imperialista filho da Putin ia apoiar a independência de uma pequena república ibérica? Já a interferência do estado espanhol na Venezuela é bastante conhecida.

Destaques V+