Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Temporada Gulbenkian vai ter "Música no Feminino" e um maestro em estreia

25 mai, 2018 - 18:30

Cartaz da nova temporada de música foi apresentado esta sexta-feira. Filme com música ao vivo, um novo maestro e os ciclos "Música no Tempo", "Ibéria" são outras das novidades.

A+ / A-
MJC GULBENKIAN D25

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, apresentou esta sexta-feira a sua nova temporada de música. O ciclo “Música no Feminino”, a estreia do novo maestro da Orquestra Gulbenkian e três filmes com banda sonora tocada ao vivo são alguns dos destaques.

A estrela da temporada chama-se Lorenzo Viotti. É o novo maestro titular, tem 27 anos e promete imprimir nova energia diz o diretor do Serviço de Música, Risto Nieminen.

“Tem muita capacidade musica, também é alguém que quer comunicar com o público, tem uma paixão pela música que quer partilhar com toda a gente. É jovem, tem 27 anos, cheio de energia, vai começar em outubro, vai inaugurar a temporada com a Orquestra Gulbenkian”.

A expectativa é que o novo maestro renove o reportório. Desde logo com óperas como “Romeu e Julieta” ou com o espetáculo “Ode Marítima” que junta a escrita de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, e a música.

O maestro Gustavo Dudamel, a violinista Isabelle Faust e o pianista Grigory Sokolov são outros dos nomes para a próxima temporada de música da Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como referência as temáticas "Música no Tempo", "Ibéria" e "Música no Feminino".

O ciclo “Música no Feminino” vai levar a fadista Aldina Duarte ao Grande Auditório da Gulbenkian. O concerto “O Fado e a Poesia” está marcado para 25 de janeiro de 2019.

A diva maliana Rokia Traoré, a 23 de janeiro, e as irmãs iranianas Mahsa e Marjan Vahdat, a 24 de janeiro, são outros dos nomes do ciclo “Música no Feminino”.

A Orquestra e Coro Gulbenkian têm intensificado as atuações fora da Fundação. Um desses exemplos será “A paixão De São Mateus” de Bach que farão no Centro Cultural de Belém com encenação.

Outra das novidades será um concerto de Ano Novo, marcado para 4 e 5 de janeiro e inspirado “na ideia de Viena”, diz o diretor do Serviço de Música, Risto Nieminen.

A temporada da Gulbenkian terá também cinema acompanhado com música ao vivo. Serão exibidos no Grande Auditório “Amadeus” de Milos Forman (13 e 14 de janeiro); “Star Wars: Uma nova Esperança” (11 e 12 de janeiro), de George Lucas; e “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin (17 e 18 de maio).

Destaque também para o Jazz em Agosto que, pela primeira vez, é organizado em torno de um músico: o criativo, hiperativo e versátil John Zorn.

O músico nova-iorquino atua em três dias diferentes – 27, 28 e 29 de julho - com alguns dos seus projetos, como os Masada

Milford Graves, Marc Ribot, Mary Halvorson, Dave Douglas, Kris Davis, Craig Taborn, Ikue Mori, Trevor Dunn, Barbara Hannigan são outros dos nomes do Jazz em Agosto.

Veja aqui o cartaz completo da Temporada de Música da Gulbenkian.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+