Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alterações climáticas ameaçam extinguir metade das espécies animais e vegetais

15 mar, 2018 - 09:15

Estudo avaliou quase 80.000 espécies de áreas ricas em biodiversidade e vida selvagem.

A+ / A-

As alterações climáticas podem extinguir entre 25% e 50% das espécies vegetais e animais de ecossistemas importantes no mundo. São dados revelados num relatório publicado, na quarta-feira, na revista “Climatic Change”. O documento afirma que, se as emissões de dióxido de carbono não forem controladas, metade das espécies de animais e plantas de áreas naturais do mundo, como a Amazónia ou as ilhas Galápagos, correm o risco de desaparecer até 2080.

Animais como o tigre siberiano ou o rinoceronte-de-java estão entre os ameaçados de extinção.

"A nossa investigação quantificou os benefícios de limitar o aquecimento global a dois graus Celsius no que respeita a espécies de 35 das mais ricas áreas em vida selvagem do mundo. Estudamos 80 mil espécies de plantas, mamíferos, aves, repteis e anfíbios e descobrimos que 50% das espécies podiam perder-se nessas áreas sem uma política climática. No entanto, se o aquecimento global for limitado a dois graus acima dos níveis pré-industriais, a perda pode reduzir-se para 25%", disse a investigadora principal, Rachel Warren, do Centro Tyndall de Investigação das Alterações Climáticas, Universidade East Anglia.

Ainda segundo o relatório, as florestas de miombo, o maior bioma da África Austral e Central que abrange oito países (Angola e Moçambique incluídos), o sudoeste da Austrália e a Amazónia serão as áreas mais afetadas.

O estudo foi feito pelas universidades de East Anglia (Reino Unido), James Cook (Austrália) e pela organização não governamental internacional World Wide Fund for Nature (WWF).

Em geral, o estudo mostra que a melhor forma de proteger as espécies contra a extinção é manter a temperatura global o mais baixo possível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+