A+ / A-

Esperados aguaceiros e vento fortes para a Madeira

24 nov, 2016 - 22:05

Alerta marcado entre a meia-noite e as 10h00 de sexta-feira.

A+ / A-

O Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira emitiu uma série de recomendações à população devido às previsões de fortes chuvas no arquipélago nas próximas horas, estando as regiões montanhosas sob ‘Aviso Laranja’.

A autoridade regional aponta que, de acordo com a informação do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre a meia-noite de hoje e as 10h00 de sexta-feira, "as condições meteorológicas na região da Madeira serão afectadas pelo desenvolvimento de depressa secundária de uma depressão estacionária, a oeste da Península Ibérica".

Por isso, sobretudo nas regiões montanhosas do arquipélago poderão "ocorrer aguaceiros fortes, com valores acumulados na ordem de 21 a 40 milímetros numa hora, até 41 a 60 milímetros em seis horas".

Quanto ao vento, as rajadas poderão atingir os 70 quilómetros/hora nas zonas costeiras e os 90 quilómetros nas regiões montanhosas, uma situação que levou o IPMA a colocar as costas norte e sul e a ilha do Porto Santo sob 'Aviso Amarelo' devido a precipitação e 'Aviso Laranja' (o segundo mais grave de uma escala de quatro) nas zonas montanhosas.

O SRPC recomenda, entre outros aspectos, que a população tenha cuidados redobrados na condução, reduzindo a velocidade e estando atenta a possíveis congestionamentos de tráfego.

Também a dar atenção aos lençóis de água que possam formar-se e a evitar zonas propícias a inundações, assim como a aproximação de ribeiras e cursos de água, podendo os caudais tornar-se perigosos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+