Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Falta de enfermeiros em Santa Maria "não coloca em causa segurança dos doentes”

22 mai, 2018 - 11:43

Um setor do serviço de cirurgia foi encerrado. Administração garante que situação é temporária.

A+ / A-

O diretor do Centro Hospitalar Lisboa-Norte, Carlos Martins, reconhece a falta de enfermeiros no Santa Maria e no Pulido Valente.

Carlos Martins confirma à Renascença que, desde o início do ano, mais de 100 profissionais abandonaram a unidade hospitalar, o que obrigou a fechar um setor de cirurgia e a reduzir o número de camas.

O responsável garante, contudo, que a segurança dos doentes não está em causa: “Não está em causa a nossa capacidade de resposta, não está em causa, muito pelo contrário, a nossa qualidade e a segurança dos doentes. Está em causa atos normais de gestão quando temos, momentaneamente, alguns constrangimentos, como é caso.”

Carlos Martins acrescenta que a decisão de encerrar um setor da cirurgia não é inédita. “Por vezes tem acontecido sobretudo em períodos de verão e períodos de menos atividade e que temos que gerir a escala das férias e fizemos também uma relocalização de um conjunto de camas procurando gerir melhor os recursos humanos disponíveis”, explica.

De acordo com o “Diário de Notícias”, saíram, desde o início de 2018, “103 enfermeiros, dos quais 64 para centros de saúde - ao abrigo de um concurso aberto pela Administração Central do Sistema de Saúde -, e 39 por rescisão de contrato para irem para o privado ou para outras unidades de saúde. Em sentido inverso, foram admitidos no mesmo período de tempo 49 enfermeiros, menos de metade dos que abandonaram”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+