Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

Abaixo-assinado para destituir Bruno de Carvalho já circula

21 mai, 2018 - 18:15

Documento terá de conter 1.000 assinaturas. Sócios solicitam a marcação de uma assembleia-geral no prazo de 30 dias para a “revogação com justa causa e efeitos imediatos do mandato” de Bruno de Carvalho.

A+ / A-

Já circula entre os sócios do Sporting um documento de recolha de assinaturas com vista à destituição de Bruno de Carvalho e dos restantes membros em funções no Conselho Diretivo.

O documento terá de conter 1.000 assinaturas e, no requerimento, pode ler-se que os sócios do Sporting solicitam a marcação de uma assembleia-geral no prazo de 30 dias para a “revogação com justa causa e efeitos imediatos do mandato” de Bruno de Carvalho (presidente), Carlos Vieira (vice-presidente), Rui Caeiro (vogal do Conselho Diretivo), José Quintela (vogal do Conselho Diretivo), Luís Roque (vogal do Conselho Diretivo), Luís Gestas (vogal do Conselho Diretivo) e Alexandre Godinho (vogal do Conselho do Diretivo).

O documento apresenta razões para o pedido de destituição por justa causa: “Sucessão de atos lesivos para o clube, a desprestigiante atuação pública dos membros do Conselho Diretivo, a postura constante de divisão do clube, as suspeitas e investigações de corrupção no desporto, o incentivo a atuações agressivas e anti-desportistas e a demissão massiva dos membros dos vários órgãos sociais, o afastamento de parceiros de longa data e a preocupante degradação do património do clube”. Argumentos que, pode ler-se no referido documento, “exigem uma reflexão urgente e conjunta dos sócios do Sporting Clube de Portugal”.

José Pedro Rodrigues já havia entregue requerimento a Jaime Marta Soares

O documento vai chegar às mãos de Jaime Marta Soares, presidente demissionário da mesa da assembleia-geral do Sporting, já depois de um requerimento enviado por José Pedro Rodrigues de convocação de uma Assembleia Extraordinária para revogação do mandato dos actuais membros do conselho directivo.

"Há uma série de movimentações eleitoralistas mas não há uma perceção da gravidade em que o clube se encontra e há uma incapacidade do presidente da assembleia-geral para convocar uma AG para destituir o Conselho Diretivo. Porque é que ainda não marcou a AG, porque os estatutos determinam que a incapacidade da Direção em se manter em funções leva à necessidade de a Direção revogar o mandato? Os associados que forem convocados e comparecerem determinararão se [Bruno de Carvalho] se mantém ou não em funções", refere, em declarações a Bola Branca.

José Pedro Rodrigues esclarece que perante um documento com 1.000 assinaturas, Marta Soares terá de marcar a reunião magna de sócios.

"Os estatutos prevêem que quando existem mais de 1.000 associados que subscrevam um abaixo-assinado, deve ser aceite. O que está previsto nos estatutos é que se houver revogação do mandato da Direção, poderá ocorrer duas situações: convocar eleições imediatas ou, caso contrário, pode entrar em funções uma comissão de gestão. Das duas, uma delas terá que surgir rapidamente. Essas funções competem ao presidente da mesa da assembleia-geral mas eu estou disponível para ajudar o Sporting em tudo o que me for solicitado. Mas compete ao presidente da assembleia-geral elaborar essa comissão de gestão", completa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    21 mai, 2018 Porto 22:40
    Como dizia o outro : circular é viver..

Destaques V+