Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres espera que cimeiras com Coreia do Norte venham mesmo a realizar-se

16 mai, 2018 - 13:37

Começa a ficar longe da realidade o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse esta quarta-feira esperar “que o bom senso prevaleça” e que as cimeiras da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos tenham efetivamente lugar e sejam um sucesso.

“Espero que, no final, o bom senso prevaleça e espero que as cimeiras se realizem e que tenham sucesso”, declarou Guterres, numa conferência de imprensa em Bruxelas após um encontro de trabalho na sede da Comissão Europeia.

A Coreia do Norte disse não estar interessada numa cimeira com os Estados Unidos, caso esta se reduza à "exigência unilateral" do desarmamento nuclear, horas depois de ter cancelado uma reunião com a vizinha do Sul.

O encontro marcado entre as Coreias foi cancelado esta manhã pela Coreia do Norte, que justificou a decisão com as manobras militares conjuntas de Seul e Washington.

A irritação norte-coreana ameaça agora pôr em causa a histórica cimeira entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para 12 junho em Singapura.

Em declarações oficiais, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano afirmou que a Coreia não tem qualquer interesse numa cimeira de "negociações unilaterais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • troia
    16 mai, 2018 lisboa 14:24
    A promotora e responsável pela existência desta COREIA é a CHINA.Tem que escolher entre os investimentos que fez nos EUA e Europa ou alimentar e desenvolver o programa atómico COREIA.O verdadeiro parceiro dos EUA é a CHINA e não o cavalo de troia que criou.

Destaques V+