Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A última doação do homem que salvou dois milhões de bebés

16 mai, 2018 - 11:56

James Harrison tem um anticorpo raro no sangue. Durante 60 anos, as suas doações de plasma salvaram 2,4 milhões de bebés.

A+ / A-

Conhecido "o homem do braço de ouro", o australiano James Harrison já salvou mais 2,4 milhões de bebés. Começou aos 21 anos e, durante seis décadas, fez 1.773 doações de sangue. Agora, aos 81 anos, fez a sua última doação de plasma na última sexta-feira.

Devido à sua idade e ter ultrapassado o limite colocado aos doadores não poderá fazer mais nenhuma dávida.

Harrison possui um anticorpo raro, o anti-D, que é usado para medicar as mães que tenham a doença hemolítica Rhesus D (HDN) ou anticorpos que possam atacar os bebés ainda antes de nascerem. É o primeiro doador deste raro anticorpo da história da humanidade.

Em 2003, o australiano entrou para o livro de recordes do Guiness, devido ao número de doações. Foi também condecorado com a medalha da Ordem da Austrália pela sua colaboração com os serviços de saúde.

Na última doação, James Harrison não escondeu a tristeza, mas também algum orgulho. "Salvei muitas vidas e tornei possível que muitas crianças viessem ao mundo, isso faz-me sentir bem", disse à agência Reuters.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+