Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Alemanha, França e Reino Unido lamentam decisão de Trump sobre o Irão

08 mai, 2018 - 20:54

Países europeus apelam aos EUA que não tomem "ações que possam obstruir a implementação plena por parte das outras partes envolvidas no acordo” nuclear.

A+ / A-

A Alemanha, a França e o Reino Unido lamentam a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear celebrado em 2015 com o Irão.

A posição comum dos três países foi revelada pouco depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado que os EUA vão abandonar o entendimento.

“Apelamos aos EUA que garantam que a estrutura do acordo possa ficar intacto e que se abstenha de tomar ações que possam obstruir a implementação plena por parte das outras partes envolvidas no acordo”, refere um comunicado conjunto divulgado pelo gabinete da primeira-ministra britânica, Theresa May.

Theresa May conversou pelo telefone com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e com a chanceler alemã, angela Merkel, depois da declaração em que Donald Trump anunciou a saída do acordo nuclear.

Donald Trump anunciou oficialmente, esta terça-feira, a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irão.

O Irão é o "maior patrocinador estatal de terrorismo no mundo", acusa o Presidente norte-americano.

"Não permitiremos que um regime que entoa 'morte à América' consiga obter armas nucleares", sublinhou Donald Trump.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+