Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE pede Comissão de Inquérito Parlamentar ao caso Manuel Pinho

30 abr, 2018 - 14:04

O Bloco sugeriu que se crie uma comissão para ouvir Manuel Pinho, assessores, membros do governo Sócrates, mas também de Durão e Santana. PS vai votar a favor e o CDS-PP também diz que viabiliza.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda vai pedir que seja criada uma Comissão de Inquérito Parlamentar ao chamado 'caso Manuel Pinho', após terem surgido suspeitas de que o antigo ministro da Economia recebeu verbas do Grupo Espírito Santo.

A informação foi confirmada à Renascença pelo deputado bloquista Jorge Costa, que defende ser necessário perceber como é que as decisões foram tomadas.

"Uma comissão de inquérito é aquilo que nos permitirá olhar para as decisões de Manuel Pinho e compreendê-las profundamente", disse o deputado bloquista, que fala da necessidade de colocar perguntas a especialistas, mas também a quem esteve no governo na altura para perceber "sob que circunstâncias as decisões foram tomadas e com a influência de quem".

O deputado diz que as suspeitas sobre Manuel Pinho são "muito graves" mas esclarece que o objectivo não é só ouvir o ex-ministro da economia, mas também membros do seu gabinete e assessores e membros do governo de Durão Barroso e Santana Lopes.

"A lei é de 2004, do governo de Santana Lopes, mas que tinha sido preparada pelo governo de Durão Barroso e que veio a ser aditivada por Manuel Pinho, aumentando ainda mais os patamares que já eram abusivos", justifica Jorge Costa em declarações à Renascença.

Para o deputado, "a sociedade tem que conhecer a maneira como estas decisões são tomadas nos gabinetes e os responsáveis têm de ser conhecidos e apresentados", e por isso vão pedir a abertura de uma Comissão de Inquérito Parlamentar ao caso.

Manuel Pinho terá recebido, entre 2006 e 2012, cerca de um milhão de euros numa sociedade 'offshore', com sede no Panamá, por parte da Espírito Santo Enterprises - conhecida como 'saco azul' do Grupo então liderado por Ricardo Salgado.

Os deputados do PSD e do PS pediram a audição do ex-ministro do governo de José Sócrates para esclarecer as alegadas suspeitas que têm sido imputadas ao antigo ministro de José Sócrates.

O advogado de Manuel Pinho diz que o ex-ministro só fala com os deputados depois de ser "confrontado pela autoridade judiciária competente". Uma atitude que o deputado do Bloco de Esquerda não estranha, mas lembra que a obrigação dos ex-governantes é esclarecer os deputados.

O CDS-PP já reagiu, dizendo que, por princípio, não inviabiliza comissões de inquérito, pelo que também não se deverá opor à que foi hoje anunciada pelo Bloco de Esquerda. Fonte do grupo parlamentar disse à Renascença que o partido ainda irá analisar em concreto a proposta dos bloquistas e decidir o sentido de voto, mas que, à partida, não se vai opor.

À Lusa, o vice-presidente da bancada socialista, Carlos Pereira, também confirmou que o PS vai votar a favor da comissão de inquérito parlamentar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helena Matos
    04 mai, 2018 Coimbra 23:42
    Ou seja, lá para daqui 10 anos talvez se tenha apurado alguma coisa. Esta do BE é de compêndio bloquista qdo se trata de defender a corte. Pôr tudo ao molhe que é para ver se os amigalhaços conseguem escapar por entre os pingos. Estão pouco interessados em saber o que o Pinho fez ou gamou, interessa-lhes pôr mta gente ao barulho e a coisa eternizar-se para dar tudo em águas de bacalhau. Estes políticos metem cada vez mais nojo. Depois admiram-se dos índices de abstençao ou da subida de grupos fundamenrtalistas à direita ou à esquerda.

Destaques V+