Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Prédio desaba em São Paulo

01 mai, 2018 - 09:11

O desabamento ocorreu depois de um grande incêndio. Há uma vítima mortal confirmada. Estavam mais de 200 pessoas dentro do prédio.

A+ / A-
Brasil. Prédio desaba após incêndio em São Paulo
Brasil. Prédio desaba após incêndio em São Paulo

Um prédio de 26 andares desabou esta terça-feira na cidade brasileira de São Paulo durante um incêndio de grandes proporções.

O edifício era, segundo o “Globo”, uma antiga sede da Polícia Federal. Já não tinha utilização oficial, pelo que a sua ocupação era irregular – ali estavam cerca de 50 famílias, segundo a mesma fonte, que, apesar de ilegais, pagariam perto de 160 reais por mês aos coordenadores da ocupação.

No interior estavam 248 pessoas, que foram socorridas na prefeitura.

Ainda ao “Globo”, os bombeiros confirmam a existência de uma vítima mortal durante a tentativa de resgate: apesar de já ter o equipamento de segurança, acabou por cair com o desabamento do prédio. O trágico momento foi captado pelas imagens de televisão.


As equipas de socorro no local preveem a existência de mais vítimas. A assistência social de São Paulo diz que está a dar apoio a 191 residentes, mas ainda não se sabe ao certo quantas pessoas estavam dentro do prédio na altura do incêndio.

Há relatos de pessoas que se colocaram em fuga à pressa, deixando para trás pertences e até animais.

Segundo o tenente André Elias, dos bombeiros de São Paulo, em declarações à Globo TV, o fogo terá começado no sexto andar, perto das 5h00 da madrugada (hora de Lisboa), mas são ainda desconhecidas as causas. Há pessoas desaparecidas.

Há outros três edifícios contíguos também afetados, com sérios danos estruturais, que estão a ser avaliados.

O porta-voz dos bombeiros diz que o edifício tinha muito material combustível, desde madeira, a papel e papelão, o que favoreceu a propagação rápida das chamas.

“E a própria estrutura do prédio, sem os elevadores, formando essa chaminé, fez com que causasse o incêndio de forma generalizada na edificação”, acrescentou ao “Globo”.

O desabamento provocou a destruição de grande parte de uma Igreja Luterana.


[Notícia atualizada às 19h21]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+