Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rio acusa Bloco de mediatismo ao pedir comissão de inquérito ao caso Manuel Pinho

30 abr, 2018 - 22:21

Num jantar com sindicalistas do PSD, Rui Rio defendeu a reposição do poder de compra para os funcionários públicos e exigiu a divulgação da lista dos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos.

A+ / A-

Rui Rio acusa o Bloco de Esquerda de estar numa competição mediática que prejudica a credibilidade da política.

O líder do PSD referia-se à proposta do Bloco de criar uma comissão de inquérito ao chamado caso Manuel Pinho.

No passado domingo Rui Rio tinha anunciado que o PSD ia chamar o ex-ministro ao Parlamento e esta segunda-feira o Bloco propôs uma comissão de inquérito. Mas o líder do PSD considera que ainda é cedo para isso.

“Se ele não for ao Parlamento, ou se adiar muito a ida ao Parlamento, ou se for ao Parlamento confessar que é verdade aquilo de que é suspeito, o cenário é um. Mas se ele lá for e disser que é mentira e dizer que tudo o que têm dito é mentira, então que comissão de inquérito temos de fazer se as coisas forem mentira?”

“Isto é uma competição mediática entre partidos, no qual nós não entramos”, afirma.

Rui Rio quer uma clarificação rápida deste caso porque considera que a democracia portuguesa não aguenta muito mais histórias de corrupção.

“A sociedade portuguesa e a democracia portuguesa não aguenta muito mais histórias como aquelas que nos últimos anos temos ouvido relativamente a corrupção e compadrio. Para clarificar isso o PSD tomou a decisão de convidar – já que ele não é obrigado a isso – o ex-ministro da Economia do Governo de José Sócrates, para ir ao Parlamento clarificar publicamente as suspeitas que neste momento pendem sobre ele.”

“Não é aceitável que se prolongue durante muito mais tempo o silêncio em que ele se resguardou”, diz ainda Rui Rio.

O presidente do PSD falou esta segunda-feira à noite em Castanheira de Pêra, no jantar dos Trabalhadores Social Democratas, onde voltou a defender aumentos para a função pública.

“Se nós tivéssemos efetivamente um milagre económico, é evidente que este Governo faria aquilo que qualquer outro Governo faria perante um milagre económico”, disse Rio, nomeadamente “dar aos trabalhadores da função pública o aumento da inflação, para que não haja mais um ano a perder poder de compra”.

Rui Rio diz que esse aumento custaria apenas 300 milhões de euros anuais, muito menos que as ajudas à banca, e voltou a insistir na divulgação da lista dos maiores devedores à Caixa Geral de Depósitos. “O valor dado à banca, só nestas referências que fiz, é 25 vezes mais do que custaria anualmente essa reposição do poder de compra.”

“Não estou a dizer que se deve desequilibrar o orçamento, ou fazer loucuras, ou eleitoralismo, mas há uma coisa que estou a dizer: temos, todos os portugueses, em particular os funcionários públicos, o direito de saber quem são realmente os grandes devedores da Caixa Geral de Depósitos. Não é quem ficou a dever 10 mil, ou 20 mil, ou até 100 mil euros, não, os grandes devedores.”

“E por isso o PSD agora vai pedir mais uma vez, e formalmente na Assembleia da República, quem são os 50 maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helena Matos
    04 mai, 2018 Coimbra 15:16
    Sr Couto Machado: deve haver aí qualquer confusão de análise. Acusa Passos Coelho de ter deixado cair o BES. Ainda bem q o BES caiu, se assim não fosse estaríamos ainda hoje sem saber das trafulhices em que o banco andava envolvido com o beneplácito, a conivência ou a cumplicidade do governo Sócrates. De 2005 a 2011 foi um fartar vilanagem com o Ser Salgado a mandar nisto tudo. E tudo estaria no segredo dos deuses, q o mesmo é dizer, a encher as off shores por esse mundo fora, não fosse a queda do BES. Que afinal estava podre. Transferências e mais transferências e o povinho sem saber de nada. Há quem goste de ser enganado. Eu não.
  • JULIO
    01 mai, 2018 vila verde 15:21
    Os aldrabões de abril não querem que os seus amigos parasitas sejam julgados é melhor a mentira que dura à 40 anos sò entressa a mentira as verdades nada
  • 01 mai, 2018 aldeia 13:11
    Há TANTOS políticos que severiam ser investigados!........no PS,no PSD,no CDS.......porque não são?
  • couto machado
    01 mai, 2018 Porto 11:10
    O problema deste regime político, é passar tempo sem nada produzir. Quem quiser saber quais os maiores devedores à CGD, estão publicados e escarranchados. O senhor Rio não sabe por que ponta lhe há-de pegar. O seu partido é o principal responsável pela queda do BES, dada a inépcia do senhor Coelho. Não tenha dúvida. Modere um bocadinho as suas intervenções, falando mais devagar, rindo menos e, se nada conseguir de concreto, dê à sola antes que chova. Os Pinhos e quejandos, andam por aí à solta e nada lhes vai acontecer, pois há muita gente com telhados de vidro.
  • anónimo
    30 abr, 2018 portugal 23:31
    Sr. Rio: todos os ladrões e assassinos que estão presos dizem que são inocentes! Sr. Rio: eu sou um TESO e como tal, se na minha conta bancária desse lá entrada de uns largos milhares de euros , eu não teria de justificar a sua proveniencia ? Diz que o Bloco está em competição mediática e o sr. Rio por acaso não está a lember demais o P. S.? Creio que o sr. Rio para alem de ser papagaio, populista, demagogo, faz do povo uma carneirada.

Destaques V+