A+ / A-

Macron visita Trump e leva temas difíceis na agenda

24 abr, 2018 - 10:58

Esta terça-feira, os dois presidentes têm uma reunião privada. À noite há um jantar de Estado, o primeiro da administração Trump.

A+ / A-

Emmanuel Macron está nos Estados Unidos para uma visita de três dias. O Presidente francês e a mulher, aterram na base aérea de Andrews, no Maryland, esta segunda-feira.

Os Macron foram recebidos por Melania e Donald Trump na Casa Branca. Antes de um jantar informal, na antiga casa de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, os dois chefes de Estado plantaram uma árvore.

Esta terça-feira, os dois presidentes têm uma reunião privada e discussões alargadas com os assessores. É expectável que Macron e Trump discutam vários temas da política internacional. O Presidente francês tentará convencer o homólogo norte-americano a manter o acordo nuclear com o Irão, que Trump pretende romper.

O conflito sírio será também tema de conversa e é um dos pontos que une os dois presidentes. A 13 de abril, a França juntou-se aos Estados Unidos e ao Reino Unido no ataque contra arsenal químico na Síria. Agora, Macron deve voltar a salientar a sua convicção de as tropas americanas devem permanecer na Síria.

Menos consensual são os novos impostos alfandegários sobre o aço e o alumínio. Macron pretende que Trump deixe a União Europeia de fora das novas taxas.

O Presidente e a primeira dama franceses almoçam com o vice-presidente, Mike Pence. À noite, há um jantar de Estado na Casa Branca, o primeiro da administração Trump.

A visita de Macron aos Estados Unidos será seguida de uma outra, da chanceler alemã, Angela Merkel, o que mostra a importância do momento para as relações entre a União Europeia e os Estado Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+