Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aproveite o sol e vá descobrir o Jardim Botânico de Lisboa

23 abr, 2018 - 11:32

As obras de reabilitação incluíram a recuperação de gradeamentos e pavimentos, bem como sistemas de rega, irrigação, esgotos e um novo anfiteatro.

A+ / A-

O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa reabriu oficialmente ao público, este domingo. O espaço foi reabilitado no seguimento de uma candidatura vencedora ao Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa, em 2013, que garantiu um financiamento de 500 mil euros.

A entrada é livre e gratuita por tempo indeterminado, até à universidade entender estarem “cumpridas algumas condições adequadas”, diz o vice-reitor da Universidade de Lisboa, em declarações à agência Lusa.

O jardim, classificado como monumento nacional, encontrava-se degradado devido à insuficiente manutenção originada pela "temporária falta de pessoal", explicou à agência Lusa José Pedro Dias, diretor do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa, em julho de 2015, por altura da apresentação pública do projeto de reabilitação. A previsão inicial era de que a intervenção estivesse concluída em 2016, mas só ficou concluída dois anos depois.

As obras incluíram a recuperação de gradeamentos e pavimentos, bem como sistemas de rega, irrigação e esgotos. O jardim passa ainda a contar com uma entrada ajardinada, bebedouros e um novo anfiteatro, que irá servir para a formação de estudantes de biologia e do público em geral, mas também para a realização de espetáculos de pequena dimensão. Em fase final de reabilitação está o lago de baixo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+