Tempo
|
A+ / A-

Coreia do Norte disposta a aceitar "desnuclearização total"

19 abr, 2018 - 17:35

Garantia foi dada pelo Presidente sul-coreano, depois de Donald Trump ter confirmado viagem do diretor da CIA a Pyongyang. Antecipada cimeira Trump-Kim pode acontecer "muito em breve"

A+ / A-

A Coreia do Norte está empenhada na "total desnuclearização" da península sem pré-condições, garantiu esta quinta-feira o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

As declarações surgiram um dia depois de Donald Trump ter confirmado que o diretor da CIA se deslocou a Pyongyang, capital da Coreia do Norte, há uma semana para se encontrar com uma série de oficiais do regime de Kim Jong-un, incluindo o próprio líder do país.

Foi o encontro de mais alto nível a algum dia ter lugar entre os governos americano e norte-coreano, numa altura em que a administração Trump continua a ultimar os preparativos para uma antecipada cimeira que vai colocar os dois líderes lado-a-lado "muito em breve".

"Mike Pompeo encontrou-se com Kim Jong-un na Coreia do Norte na semana passada", informou Trump no Twitter na quarta-feira. "O encontro correu muito bem e uma boa relação foi formada. Os detalhes da cimeira estão em preparação. A desnuclearização será uma coisa muito boa para o mundo, mas também para a Coreia do Norte!"

Esta quinta-feira, Moon garantiu que não será difícil discutir tópicos como esse ou como a normalização das relações entre as duas Coreias, que continuam tecnicamente em guerra há meio século. O conflito que opôs os dois pólos da Península Coreana terminou com um armistício, mas sem um acordo de paz e esse é um dos objetivos declarados de Seul na recente reaproximação a Pyongyang, iniciada antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, que decorreram em fevereiro.

"Não penso que a desnuclearização tenha diferentes significados para a Coreia do Norte e a do Sul", disse Moon. "O Norte está a expressar vontade de concretizar uma total desnuclearização. Não apresentaram quaisquer condições que os EUA não possam aceitar, como por exemplo a retirada das tropas americanas da Coreia do Sul", continuou. "Tudo o que pedem é o fim das políticas hostis contra a Coreia do Norte e subsequentes garantias de segurança."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Manuela Nunes das Neves
    20 abr, 2018 12:00
    Só vendo é que acredito. Ainda há pouco eram só ameaças!

Destaques V+