Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visitas, exposições, concertos. É variada a oferta neste Dia dos Monumentos

18 abr, 2018 - 07:49

Estão previstos mais de 600 eventos em todo o país. Direção-Geral do Património Cultural espera a adesão de mais de 100 mil pessoas.

A+ / A-

“Património Cultural: de Geração para Geração” é o mote do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado esta quarta-feira. Ateliês, visitas guiadas, exposições, roteiros e concertos são algumas das propostas do programa previsto.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) diz que, no total, são “mais de 600 atividades” previstas, organizadas por 540 entidades em 160 concelhos.

Os vários programas podem ser consultados no site da DGPC, segundo a qual o mote deste ano “assenta na própria definição de património cultural, enquanto legado de gerações passadas mantido no presente e transmitido para o benefício de gerações futuras”.

O objetivo é “reforçar a consciência da necessidade de preservação do património, assente no pressuposto de que é necessário conhecer para preservar e preservar para transmitir”, refere ainda a DGPC.

Nessa perspetiva, a diretora-geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, participa, às 10h00, num debate sobre “Dinâmicas Intergeracionais do Património Cultural”. O debate acontece em Vila Nova de Foz Côa, na Beira Alta, e será seguido de uma visita guiada ao Museu do Côa e às gravuras rupestres.

Às 18h00, no auditório do jornal “Público”, em Lisboa, haverá um outro debate sobre a mesma temática, moderado pela jornalista Isabel Salema e com a participação do arquiteto José Aguiar, da Faculdade de Arquitetura, da historiadora de arte Raquel Henriques da Silva e do diretor do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho.

Este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios acontece em pleno Ano Europeu do Património Cultural, que tem “mais de 800 atividades programadas” – um programa aberto e em permanente atualização, desde 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2018”, refere a Direção-Geral do Património Cultural.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+