Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno diz que ala pediátrica do S. João vai avançar e critica Governo de Passos

11 abr, 2018 - 13:37

"Em março de 2015, o então primeiro-ministro foi ao São João lançar a primeira pedra desse investimento, mas aquela pedra não levava financiamento atrás", acusou o ministro das Finanças, no parlamento.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garante que o projecto da ala pediátrica do Hospital de São João no Porto vai mesmo avançar, sem apontar uma data, e criticou o anterior Governo pelos atrasos do projecto.

"Em março de 2015, o então primeiro-ministro foi ao São João lançar a primeira pedra desse investimento, mas aquela pedra não levava financiamento atrás. Não havia planeamento financeiro", acusou o ministro, esta quarta-feira, no parlamento.

Centeno insistiu: "Depois das eleições, o primeiro-ministro que 'se lixava para as eleições' foi outra vez ao São João, mas voltou lá sem dinheiro e, no final de 2015, depois de dois lançamentos falhados, a obra não podia ser feita."

O ministro das Finanças falava numa audição das comissões parlamentares da Saúde e das Finanças, requerida por PSD e CDS, sobre os "sucessivos bloqueios que degradam a qualidade do Serviço Nacional de Saúde".

PCP e Bloco na mesma linha

O PCP e o BE solicitaram ao ministro das Finanças que aplique no Serviço Nacional de Saúde os 800 milhões de euros que representam a diferença entre o défice previsto (1,1%) e o que o Governo pretende atingir (0,7% do PIB).

A deputada Carla Cruz, do PCP, referiu-se à intenção do Governo de rever o défice de 1,1% para 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) - o que representa menos 800 milhões de euros do que estava inicialmente previsto -, questionando Mário Centeno sobre o destino desta verba.

Manifestando-se crítica desta “redução acelerada do défice”, a deputada defendeu que a verba dos 800 milhões de euros seja aplicada “na resolução dos problemas das pessoas, dos utentes do SNS”.

Também o deputado Moisés Ferreira, do Bloco de Esquerda, tinha ido no mesmo sentido: “Vai insistir nesta prática de ir para além da meta do défice? Ou vai pegar nos 800 milhões de euros que estão disponíveis e investir no Serviço Nacional de Saúde? De que lado está? Do lado de quem quer fazer boas figuras em Bruxelas ou do lado de quem quer investir o SNS”, questionou o deputado do Bloco.

Moisés Ferreira disse esperar que a meta de 0,7 do défice a alcançar este ano não seja mais importante do que autorizar “as centenas de contratações pendentes” na secretária de Centeno.

Em resposta aos deputados, Mário Centeno garantiu que “a redução do défice não foi feita à custa da saúde”, uma área em que “a despesa na saúde subiu 700 milhões de euros”.

“Quando o défice em Portugal era de 11% a saúde estava bem? Quando foi de 5% a saúde estava bem?”, perguntou Centeno.

O ministro das Finanças recordou que “o orçamento não é infinito” e que “as escolhas têm de ser feitas”.

“A pior das decisões em matéria orçamental e financeira é a decisão efémera, não sustentável, que tem de ser revertida amanhã”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • André Souza
    11 abr, 2018 Vila Pouca de Aguiar 16:26
    Em quase 3 anos que andou a fazer? OS FILHOS NÃO SÃO SEUS...são dos portugueses que pagam impostos!!! " A culpa é sempre dos outros!! triste povo com cavalgaduras  destas " o CR7 das cativações!!!!!
  • Americo
    11 abr, 2018 Leiria 15:09
    Este sr. consegue dormir bem de noite ?
  • 11 abr, 2018 14:26
    Quando passaram a função pública das 40 horas semanais para as 35 horas, acrescidas do pagamento das horas extra a 100 %, aos profissionais de saúde, ninguém fez as contas de quanto isso ia custar ao ministério da saúde? Claro que todos esses milhões foram retirados aos investimentos que estavam previstos serem feitos, mas assim as clientelas do costume (função pública), ficaram satisfeitas, e os grandes prejudicados são os utentes do SNS. Em primeiro lugar deviam esclarecer quanto estas medidas de agrado à função pública custaram à saúde, e depois ainda têm a lata de dizer que a culpa é do Passos! Uma vergonha!
  • Marco
    11 abr, 2018 Faro 14:03
    Sempre a mesma desculpa esfarrapada destes politicos da treta.. a culpa é sempre dos outros!!!!

Destaques V+