Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump já tem dinheiro para muro na fronteira sul com o México

22 mar, 2018 - 09:56

Republicanos e democratas alcançaram na quarta-feira um acordo para o orçamento da administração.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos já conseguiu financiamento para iniciar a construção do muro na fronteira com o México graças ao acordo sobre o orçamento alcançado entre republicanos e democratas.

“Consegui quase 1.300 milhões de euros (1.600 milhões de dólares) para começar o muro na fronteira sul, o resto chegará”, afirmou na rede Twitter Donald Trump, que tinha pedido ao Congresso 20 mil milhões de euros para esta construção, uma promessa eleitoral.

Republicanos e democratas alcançaram na quarta-feira um acordo para o orçamento da administração, no valor de mil milhões de euros, que contém uma verba para o muro com o México e prevê um grande aumento dos gastos com a defesa (63 mil milhões de euros).

O Presidente também se referiu aos “sonhadores”, os jovens indocumentados em risco de deportação, cujo futuro esteve em cima da mesa durante as negociações e que o acordo agora alcançado nem sequer menciona.

Os democratas condicionavam o seu apoio ao orçamento à regularização destes jovens, mas acabaram por ceder na negociação.

“Os democratas não quiseram tratar do DACA [sigla em inglês do plano, aprovado pelo seu antecessor, Barack Obama, que beneficiava os “sonhadores”]. Teria sido muito fácil, mas eles simplesmente não quiseram saber. Eu tive de lutar pelas forças armadas e início do muro”, lê-se na mensagem, publicada ao final da noite de quarta-feira na rede Twitter.

O acordo prevê ainda 42 mil milhões de euros para programas sociais domésticos.

O líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer, disse estar satisfeito com o acordo, apesar das concessões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+