Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana Santa

Pedrógão Grande. Na terra do bucho também se come cozido

01 abr, 2018 - 13:36

No domingo de Páscoa, em Pedrogão Grande segue-se a tradição à mesa e come-se bucho recheado.

A+ / A-

Ponto final no jejum quaresmal e Pedrógão Grande não é de modas, no Domingo de Páscoa come-se o prato tradicional da região, o bucho recheado “acompanhado com as suas migas, couves, batata feijão”. É o que vai estar à mesa de almoço de Isaura Mendes, uma pedroguense que até faz parte da confraria do bucho que existe na vila.

Depois da Procissão da Ressurreição do Senhor e da Missa na Igreja Matriz de Pedrógão Grande, que irá decorrer ao meio dia deste Domingo, Isaura explica à Renascença que terá a família sentada a comer “o estômago do porco recheado com carnes, ovos, pão, sumo de limão” e a rir-se acrescenta que “é tudo guisado, a carne é toda guisada e depois vai ao forno”.

A conversa decorre na sacristia da Igreja Matriz, após a Procissão do Enterro do Senhor, e esta confrade explica ainda que pela Páscoa os pedroguenses também comem “o leitão, o cabrito, o maranho”, este último um prato muito semelhante ao bucho, mas com carne de cabra, presunto e arroz, “mas isso já não é tão nosso”, explica uma bem humorada Isaura Mendes.

Neste Domingo esta confrade irá também dar à família outro prato típico da cozinha nacional, vai fazer “cozido à portuguesa”, explicando, de novo a rir-se, que é “o” seu prato, que os filhos “gostam e estão sempre a pedir” e como terá “muita gente em casa” é o prato que vai servir, não traindo o bucho que vai guisar e pôr no forno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+