Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana santa

Pedrógão Grande. A busca da normalidade em sábado de reflexão

31 mar, 2018 - 11:06 • Susana Madureira Martins

Depois de vários dias cheios de solenidades, ofícios e procissões, Pedrógão Grande tenta voltar à normalidade em todos os sentidos, à espera da Vígilia Pascal noite dentro.

A+ / A-

As solenidades da Semana Santa em Pedrógão Grande começaram há quinze dias, com a Procissão do Senhor dos Passos, a partir da Capela do Calvário para a Igreja Matriz da vila. A partir do Domingo de Passos os pedroguenses multiplicaram-se em ofícios e procissões.

Este Sábado Santo é dia de parar e reflectir, à espera da Vigília Pascal, que segue noite dentro a partir das 23 horas.

O convite para essa reflexão é feito, de resto, pelo padre de Pedrógão Grande, Júlio Santos, que em conversa com a Renascença referiu que estes dias, e em especial este Sábado Santo, “são dias mais voltados para o silêncio e para a reflexão”, em que “a Igreja convida a reflectir sobre o sofrimento humano”.

Ele próprio um pedroguense nascido e criado na vila diz que este “é um momento de silêncio e de interiorização que traz uma certa calma à vila e uma vivência mística a este povo que já tem isso enraizado por tradição”.

De resto, Pedrógão Grande faz questão de gozar esse momento de reflexão e em conjunto, com a tradicional Procissão do Silêncio, na Sexta-Feira Santa, em que as pessoas seguem o percurso pela vila em completa reserva e sem falar.

Este é um Sábado Santo especial, como já foi especial o Natal e como especiais têm sido todos os dias desde os incêndios do Verão do ano passado. Esta é uma comunidade que não quer ficar bloqueada nessa memória, “procura-se ser normal, que a vida tem de voltar ao normal”, insiste o padre Júlio Santos.

Questionado sobre como é que em momentos como a Páscoa se vive depois dessa tragédia, o pároco de Pedrógão Grande admite que “um pastor está sempre a lembrar acontecimentos que passam, as pessoas que partiram principalmente as dos últimos fogos”, sublinhando essa busca pelo “ser normal”, porque a “Páscoa é eterna, sempre”, acrescenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+