Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tejo. Ministro do Ambiente garante retirada de sedimentos a partir de meados de abril

29 mar, 2018 - 19:25

Matos Fernandes garante a segurança destes sedimentos, que não têm qualquer risco e podem mesmo ser utilizados na agricultura.

A+ / A-

A partir de meados de abril começam as operações para retirar sedimentos do fundo do rio Tejo.

No início será construído um estaleiro de obras para depois aspirar os sedimentos depositados no fundo da albufeira do Fratel.

Em declarações à Renascença, o ministro do Ambiente garantiu que a operação, que se atrasou porque não houve acordo com o proprietário do terreno onde vão ser depositados os sedimentos para secagem, é segura e será feita com todo o cuidado.

“Queremos começar a montar o estaleiro por volta de 15 de abril e quando estiver concluído – o que demorará cerca de três semanas – iremos iniciar a operação”, disse Matos Fernandes.

Os sedimentos vão ser retirados diretamente do rio para sacos impermeáveis.

“Vamos aspirar os sedimentos diretamente para uns sacos, que vão ficar pousados no terreno. Toda a componente sólida destes sedimentos vai ser recolhida, ficará uns meses a secar e quando estiverem secos vão ser levados ao destino correto”, referiu.

O ministro garante a segurança destes sedimentos, que não têm qualquer risco e podem mesmo ser utilizados na agricultura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+