Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moscovo quer provas de que não foram os britânicos a tentar matar Skripal

28 mar, 2018 - 14:23

Vai subindo de tom o conflito entre a Rússia e o ocidente, com o embaixador da Rússia na Austrália a alertar para o perigo de um regresso à situação de Guerra Fria.

A+ / A-

Cronologia interativa: O que sabemos sobre o caso Skripal


O Ministério russo dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz que tem indicações de que foram os serviços secretos britânicos que tentaram matar o agente Sergei Skripal. Devolvendo assim a Londres a acusação feita por esta a Moscovo.

Skripal, um ex-agente russo que desertou para o Reino Unido nos anos 90, foi envenenado com uma arma química de fabrico soviético e encontra-se hospitalizado em estado grave, juntamente com a sua filha.

Moscovo nega qualquer envolvimento e exige agora que o governo britânico apresente provas do não envolvimento de espiões britânicos no ataque, recordando que Skripal e a sua filha são russos. A Rússia afirma que, caso não sejam apresentadas provas, considerará este caso como um ataque contra cidadãos russos.

Em resposta a este caso o Reino Unido expulsou dezenas de diplomatas russos e perto de 30 outros países, europeus e não só, procederam também à expulsão de diplomatas, embora em número menor. Os Estados Unidos anunciaram a expulsão de 60. Ao todo são mais de cem os diplomatas que regressam a Moscovo no meio desta polémica.

Portugal não seguiu o exemplo dos seus aliados tradicionais, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros chamou o embaixador português em Moscovo para conversações em Lisboa, um gesto que Marcelo Rebelo de Sousa descreve como um “sinal forte” para a Rússia. Já o PSD critica o que considera ser falta de solidariedade de Lisboa com o Reino Unido.

Risco de regresso à Guerra Fria

O embaixador da Rússia na Austrália teme que a crise entre a Rússia e os países que tomaram a parte do Reino Unido pode atirar o mundo de volta para uma situação de Guerra Fria.

“O Ocidente tem de compreender que a campanha anti-Rússia não tem futuro. Se isto continuar, entraremos numa situação profunda de Guerra Fria”, disse Grigory Logvinov.

Já a embaixadora russa na Indonésia foi um passo mais à frente, dizendo que poderia seguir-se uma “Guerra Gelada”, ou pior. “O que é que é pior que uma guerra gelada? Uma guerra quente. É isso que queremos? Posso-vos dizer que da parte da Rússia não queremos de certeza, porque se tivermos em conta a quantidade de armas nucleares acumuladas no nosso país, esse tipo de desenvolvimento pode ser fatal para o planeta.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Contem estórias
    28 mar, 2018 Lisboa 14:59
    Há quem defenda a teoria que foram os serviços secretos Ingleses que "anularam" a princesa Diana. Se o fizeram são capazes de fazer tudo. A inventona das armas de destruição massiva no Iraque, foi isso mesmo. Uma inventona.

Destaques V+