Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Empresas que abusem de contratos a termo pagam taxa a partir de 2019

23 mar, 2018 - 15:56 • Paulo Ribeiro Pinto

O Governo pretende com esta medida desincentivar o recurso aos contratos a prazo que representam entre 20% de 30% do total das relações laborais, acima da média europeia. O Executivo estima uma receita adicional entre 70 a 90 milhões de euros por ano.

A+ / A-

O Governo propôs aos parceiros sociais uma taxa adicional progressiva para as empresas que abusem da contratação a prazo. A taxa, que ainda não tem nome, será progressiva e vai variar entre 1% e 2% da massa salarial dos trabalhadores a termo, tendo em conta a média do sector de atividade.

De acordo com fonte do executivo, os cálculos feitos apontam para três escalões da taxa – 1%, 1,5% e 2% -, não estando ainda definidos os termos exatos.

A contribuição será anual para as empresas que recorrentemente fazem contratos a prazo, numa tentativa de reduzir o recurso a este tipo de vínculo que representa entre 20% a 30% do total dos contratos em Portugal, o terceiro mais elevado da União Europeia.

As empresas com muitos contratos a prazo vão ter um período de transição para a reconversão deste tipo de vínculo em definitivo com apoios do Estado, reforçando as actuais políticas activas de emprego.

Contratos a termo limitados a dois anos

Outra das medidas apresentadas pelo Governo passa por alterações ao prazo máximo de um contrato a termo. A legislação actual prevê um máximo de três anos, a proposta fica-se pelo dois.

O executivo quer reduzir esse prazo e apertar as regras das renovações até atingir os dois anos. Cada renovação não pode ser superior ao primeiro contrato. Por exemplo, se for de seis meses, a renovação deve ser igual ou inferior.

Fonte do Governo afirma que se trata de “aproximar a prática à lei” obrigando as empresas a serem mais “objectivas e concretas” no prazo para o contrato a termo.

Já para o caso dos contratos a termo incerto, o prazo máximo desce de seis para quatro anos.

Neste conjunto de propostas, o Governo pretende que fique afastada a possibilidade de a contratação colectiva se sobrepor à lei.

Em relação ao banco de horas individual, o executivo retoma a norma de 2009, acabando com esta modalidade, as negociações passam de novo para a negociação colectiva. De fora fica o fim da adaptabilidade individual, como defende o Bloco de Esquerda.

Quanto ao fim da caducidade da contratação colectiva – exigência do PCP -, o Governo não pretende mexer, mas admite “melhorar o modelo” com alterações cirúrgicas que passam por mediação de um colégio arbitral, em caso de denuncia de uma das partes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    23 mar, 2018 Coimbra 21:10
    Estou totalmente de acordo com a posição do Governo. O Governo não deve dar andamento à intenção dos patrões, a que lhes sejam dados vantagens, para contrabalançar os encargos. Pois os patrões já roubam o suficiente ao país, nas engenharias financeiras que fazem nas contas.
  • Ricardo Martins
    23 mar, 2018 Lisboa 17:07
    20% a 30% deve ser para rir , nos call-centers é 100% tudo trabalha por ETT !!!com salários de 1,25 € a hora na formação ( e sem garantia de ficar ).

Destaques V+