A+ / A-

Brasil

Seixas da Costa espera empenho das autoridades para descobrir quem assassinou vereadora

16 mar, 2018 - 00:58

Marielle Franco foi morta a tiro, na noite de quarta-feira, no centro do Rio de Janeiro.

A+ / A-
Nascida numa favela e defensora dos direitos humanos, Marielle Franco é assassinada aos 38 anos
Nascida numa favela e defensora dos direitos humanos, Marielle Franco é assassinada aos 38 anos

Vários milhares de pessoas manifestaram-se esta quinta-feira em diversas cidades brasileiras na sequência do assassinato da vereadora Marielle Franco.

No Rio de Janeiro, os manifestantes pediram justiça, frente à Assembleia Legislativa. Já em São Paulo, os milhares de pessoas que saíram à rua obrigaram ao corte da avenida Paulista.

Marielle Franco foi morta a tiro, na noite de quarta-feira, no centro do Rio de Janeiro. No ataque morreu também o motorista que conduzia o carro em que seguia.

A vereadora do Partido Socialismo e Liberdade era conhecida pelas suas posições contrárias à intervenção militar como meio de travar a violência.

Na opinião do embaixador Seixas da Costa é urgente que as autoridades brasileiras esclareçam este caso, uma vez que a morte de Marielle levanta muitas dúvidas.

“A decisão de enviar tropas para o Rio de Janeiro foi contestada em vários setores. O facto de haver uma vereadora que estava a fazer investigação sobre isso e que de repente é assassinada de uma forma estranha levanta uma questão importante: saber se titulares de órgãos de soberania são ou não protegidos no exercício livre das suas funções. A única coisa que posso desejar é que as autoridades brasileiras se mostrem profundamente empenhadas em esclarecer esta situação”, disse o antigo embaixador no Brasil.

Sobre a morte da vereadora Marielle Franco, as autoridades brasileiras utilizam já a expressão "assassinato político" e o presidente Michel Temer fala num "atentado à democracia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fino
    17 mar, 2018 00:38
    Por acaso eu também espero empenho em descobrirem quem assassinou um pai na frente do filho de 5 anos, no rio de janeiro, espero empenho em descobrirem as milhares de outros assassinatos que ocorreram e ocorrem todos os dias no Brasil, e preciso ter coerência. Sera que a vida da vereadora vale mais do que a desse pai?! Sera que agora também colocamos etiquetas dizendo....Tu vales 100, essa vale zas pessoas?!
  • Guerra
    16 mar, 2018 Lisboa 13:44
    O RIO DE Janeiro está em guerra civil com militares no terreno quem se interpõe não compreendendo a situação sofre consequências inesperadas ou esperadas quando há guerrilha urbana.Os mandantes e executores serão quem?Grande incógnita a resolver.Racionalmente há interesses contraditórios e suspeitos tb.

Destaques V+