Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2018. Antes do relvado, o espaço

21 mar, 2018 - 08:43

Batizada de “Telstar 18”, a bola oficial vai viajar até à Estação Espacial Internacional.

A+ / A-

Ainda o Mundial não começou em campo, já a bola oficial do evento começa a rolar com a viagem ao espaço marcada para esta quarta-feira.

A partida está marcada para as 17h44 (hora de Lisboa), no Cazaquistão, e o destino é a Estação Espacial Internacional (ISS). Bola e mascote oficiais vão viajar a bordo da nave russa Soyuz MS-08, que partirá da estação Baikonur. O trajeto até o espaço deve durar dois dias.

"Levaremos connosco a bola que será usada no campo, provavelmente, no jogo de abertura", disse comandante da missão numa conferência de imprensa.

O russo Oleg Artemyev (comandante) e os norte-americanos Andrew Feustel e Richard Arnold são os astronautas desta missão.

Além da bola, batizada de “Telstar 18”, os astronautas levarão ao espaço a mascote oficial do Mundial 2018: o lobo Zabikava. Ambos devem voltar à Terra a tempo do início do evento, dessa vez na companhia do russo Antón Shkaplerov, que se encontra na ISS desde dezembro de 2017.

A maior competição entre seleções de futebol começa no dia 14 de junho e a primeira partida, entre Rússia e Arábia Saudita, ocorrerá no estádio Luzhniki, em Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+