Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presos a mais nas cadeias? Relatório diz que sim, diretor-geral diz que não

20 mar, 2018 - 14:10

Conselho da Europa considera que Portugal está entre os 12 países com maior taxa de prisões sobrelotadas. Diretor-geral dos Serviços Prisionais sustenta que os dados não são atuais.

A+ / A-

Portugal está entre os 12 países com maior taxa de prisões sobrelotadas, indica um relatório do Conselho da Europa. O diretor-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, responde que a “informação é datada", pelo que "já não corresponde à realidade”.

Os dados, conhecidos esta terça-feira, reportam-se ao período entre 2015 e 2016. O documento indica que as prisões nacionais têm 9% de reclusos a mais em relação à sua capacidade.

Em declarações à Renascença, o diretor-geral dos Serviços Prisionais diz tratar-se de informação datada. Celso Manata fala até de um quadro de sublotação nas cadeias portuguesas.

“Não há nenhuma contradição entre o que está a ser divulgado e aquilo que temos vindo a dizer. É preciso compreender que as estatísticas reportam-se aos anos de 2015 e 2016 e são dados fornecidos pelos 47 países que integram o Conselho da Europa”, refere Celso Manata.

“Contrariar é dizer que uma coisa que alguém disse não é verdade. Aquilo que se disse é verdade. Só que é verdade em 2015 e 2016. Se contarmos com os indivíduos condenados por dias livres - que é uma pena que foi extinta - nós estamos com uma sublotação de 98,6%”, sublinha.

Entre 1 de Janeiro e 15 de março deste ano, há menos “160 reclusos a nível nacional”, sublinha o diretor-geral dos Serviços Prisionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kimkas
    21 mar, 2018 Porto 10:34
    E esta mesma comissão já se preocupou com o excesso de doentes nos hospitais e a falta de camas? Claro que não, preocupam-se com esta escumalha e a gente de bem e as vítimas que se danem. Pobreza de espírito!
  • Filipe
    20 mar, 2018 évora 15:17
    Desgraçados e desgraçadas dos e das que caiem nas mãos desses justiceiros em Portugal , o Comité afirma haver uma igualdade entre Campos de Concentração Nazi e os atuais movimentos na justiça , desde a simples constituição de arguido , da apresentação como testemunha ... uma autêntica batalha terrorista contra os Direitos Humanos , se bem que Portugal ignora e sacode para baixo do tapete . Pior ? Não encontro no Mundo Civilizado e Cultural . Uns autênticos bandidos Medievais que prendem nas mãos gente inocente ! Quando digo INOCENTE , é porque desconhecem os seus direitos e os advogados estão -se BORRIFANDO !

Destaques V+