Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fogos de outubro. Comissão de 12 peritos entrega relatório

20 mar, 2018 - 07:28 • Celso Paiva Sol

Nove portugueses, dois espanhóis e um norte-americano são os elementos que compõem comissão técnica independente liderada pelo professor universitário João Guerreiro.

A+ / A-

Veja também:


É entregue esta terça-feira, no Parlamento, o relatório de análise aos incêndios de outubro de 2017, produzido pela comissão técnica independente que integra 12 peritos.

Espera-se que as conclusões ajudem a perceber o que na altura pareceu incompreensível: como é que foi possível os incêndios assumirem aquelas proporções e, sobretudo, morrerem 46 pessoas, quando meses antes já tinha havido a tragédia de Pedrógão Grande.

Esta comissão independente é em tudo idêntica à que investigou os incêndios de junho, sobretudo na forma, e é novamente presidida por João Guerreiro. Foi criada no âmbito da Assembleia da República e é composta por 12 pessoas – seis indicadas pelo conselho de reitores e seis indicadas pelos partidos com assento parlamentar, à exceção do PAN.

A única diferença face à comissão de junho foi a substituição do nome indicado pelo Partido Ecologista Os Verdes: saiu Paulo Mateus e entrou Duarte Caldeira.

No total, são nove portugueses, dois espanhóis e um norte-americano, a maior parte deles docentes universitários nas áreas da biologia, política agrícola, ecologia aplicada, comportamento do fogo e tecnologia. Mas também vários outros com experiência operacional nos bombeiros, na Proteção Civil e na engenharia militar.

Quanto às atribuições, são as mesmas da comissão de junho: analisar o número de ignições, as fitas do tempo, a resposta operacional, as circunstâncias em que ocorreram as mortes, a localização dos edifícios afetados, o comportamento dos maiores incêndios e ainda se os planos municipais de emergência foram ou não ativados.

A lei criada para o efeito deu a este grupo o direito de acesso a toda a informação que precisasse, ficando as entidades (públicas e privadas) obrigadas a fornecer essa informação com o mesmo tipo de regras que se aplicam ao segredo de Estado e ao segredo de justiça.

A diferença está nos factos

Ambas as comissões tiveram três meses para trabalhar, mas é nos factos analisados que aparecem as diferenças.

Se a primeira comissão estudou os incêndios que, entre 17 e 24 de junho, atingiram 11 concelhos do Centro do país, matando 66 pessoas, a segunda analisou os incêndios que, entre 14 e 16 de outubro, afetaram 32 concelhos das regiões Centro e Norte e mataram 46 pessoas.

O primeiro relatório, conhecido a 12 de outubro – a apenas dois dias do início de nova tragédia – acabou por servir de base à reforma entretanto lançada pelo Governo.

Revelou falhas a vários níveis, desde a prevenção à gestão dos meios operacionais, passando pelas telecomunicações, e foi em cima dessas conclusões que o Conselho de Ministros viria a determinar um vasto conjunto de medidas.

A data de entrega do relatório da segunda comissão foi comunicada pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, em 2 de fevereiro, na conferência de líderes parlamentares, em Lisboa.

O pior dia do ano

As centenas de fogos que deflagraram no dia 15 de outubro, o pior dia de fogos de 2017 segundo as autoridades, destruíram total ou parcialmente cerca de 800 habitações permanentes, quase 500 empresas e extensas áreas de floresta nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Foi a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

No total dos dois incêndios, morreram 112 pessoas, a que se juntam pelo menos mais cinco vítimas mortais nas regiões Norte e Centro, decorrentes dos fogos rurais ocorridos durante o último ano.

Os incêndios florestais de 2017 consumiram cerca de 500 mil hectares de floresta e destruíram mais de duas mil casas, empresas e explorações agrícolas.

O "pior dia do ano" em incêndios visto pelas redes sociais
O "pior dia do ano" em incêndios visto pelas redes sociais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+