Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Manifestantes exigem pensões dignas

17 mar, 2018 - 16:11

Pensionistas pedem aumento superior ao que foi decidido.

A+ / A-

Vários milhares de pessoas, a maioria pensionistas, manifestaram-se nas ruas de Madrid e Barcelona para exigir pensões dignas e contra o aumento de apenas 0,25%.

Cerca de 30 mil pessoas, segundo a Guarda Civil, saíram para as ruas de Barcelona para exigir maior aumento das pensões, lançando duras críticas ao governo de Mariano Rajoy.

A manifestação, impulsionada pela Marea Pensionista de Catalunha e com o apoio dos sindicatos CCOO y UGT, começou cerca das 11h00 na Praça Urquinanona rumo à delegação do Governo da Catalunha onde foi lido um manifesto contra as políticas sociais dos últimos governos.

Os manifestantes expressaram o seu desagrado pelo aumento de 0,25% nas pensões para 2018 e denunciaram o empobrecimento dos pensionistas, tendo em conta que a economia espanhola cresceu cerca de 3% no último ano e os preços mais de 1%.

Em Madrid o protesto saiu para as ruas com atraso devido à intensa chuva que caiu com as pessoas a gritaram "nem a chuva nem o vento detém este movimento" e "mais pensões, menos ladrões".

Além de Barcelona e Madrid também houve manifestações nas cidades catalãs de Tarragona, Lleida, Girona, Tortosa, Reus e Granollers.

Durante o protesto gritaram-se palavras de ordem como "demissão de Rajoy", "corruptos, ladrões, roubam as nossas pensões" e "nem um passo atrás".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nela
    18 mar, 2018 lisboa 11:35
    Os anteriores governos PS,PSD tornaram as pensões indignas e algo a dizimar ,basta lembrar os cortes, os novos cálculos, ,e os célebres 600 milhões a querer retirar?pelo PSD em 2011 nunca explicados.Ainda bem que PSD ficou impedido de governar.Por outro lado a não atratividade do Pais para os grandes investimentos na ordem dos triliões deixa muito a desejar pela componente dos comportamentos amortecidos tipo leninistas.

Destaques V+