Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA confirma videoárbitro no Mundial 2018

16 mar, 2018 - 21:09

Gianni Infantino anunciou a decisão tomada durante a mais recente sessão do Conselho do organismo a que preside. A FIFA quer ajudar os árbitros a tomar decisões mais acertadas.

A+ / A-

A FIFA aprovou, esta sexta-feira, a utilização do videoárbitro (VAR) no Mundial 2018, que decorrerá entre 14 de junho e 15 de julho, na Rússia.

A decisão foi tomada durante a sessão número seis do Conselho do organismo que rege o futebol mundial, que decorreu em Bogotá, na Colômbia. O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino.

"Vamos ter o primeiro Mundial, em 2018, com VAR", revelou o dirigente, em conferência de imprensa, após a sessão. "Estamos muito contentes com esta decisão. Uma decisão histórica, apoiada nos testes feitos em mais de 1000 jogos, em dois anos, que provaram que o VAR ajuda mesmo os árbitros. Irá ajudar-nos a ter um desporto mais transparente e justo, porque o árbitro pode cometer erros, como qualquer ser humano."

Infantino destacou que a FIFA tem de "viver com os tempos" e que quer dar aos árbitros "ferramentas para tomarem melhores decisões", visto que, "no Mundial, são tomadas algumas decisões muito importantes".

A FIFA já testara o VAR na Taça das Confederações. Os campeonatos português, alemão e italiano, entre outras, começaram a usar o VAR, esta época. Em Espanha e França, a tecnologia será introduzida em 2019/20.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+