Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo saúda valores humanistas da comunidade islâmica de Lisboa

16 mar, 2018 - 19:18

Nos 50 anos da comunidade islâmica de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Ordem da Liberdade ao líder da comunidade, Abdool Vakil.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou esta sexta-feira os valores humanistas da comunidade islâmica, fazendo votos para os valores dos fundadores sejam continuados pelas gerações vindouras.

Nos 50 anos da comunidade islâmica de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Ordem da Liberdade ao líder da comunidade, Abdul Vakil.

“Saibamos todos nós transmitir às futuras gerações estes valores humanistas que são, por natureza, os valores do Islão. Este Islão de que nos falou hoje sua eminência o imã de al-Azhar [da Universidade de al-Azhar, no Egito]. Saiba a comunidade islâmica de Lisboa continuar a promover estes mesmos valores e consigam as futuras lideranças da comunidade respeitar e prosseguir o legado dos seus fundadores”, afirmou o chefe de Estado, na mesquita de Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa espera que daqui a cinco décadas a liberdade religiosa e liberdade continuem a ser celebradas em Portugal e terminou o seu discurso citando o Corão, em árabe.

“Possam os portugueses, daqui a 50 anos, festejar o centenário da comunidade islâmica com o mesmo entusiasmo pela mensagem de diálogo, ecumenismo, dádiva e paz, no fundo de liberdade religiosa e liberdade como um todo, que caracteriza o Islão em Portugal e que bem legitima a condecoração desta instituição com a Ordem da Liberdade, que em nome de todos os portugueses entendi dever ser-lhe apreendida. Que a paz e a bênção de Deus esteja convosco”, declarou o Presidente da República.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, várias personalidades marcaram presença na cerimónia realizada esta sexta-feira na mesquita de Lisboa, como o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o imã Ahmed al-Tayeb, da Universidade de al-Azhar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    20 mar, 2018 Cacém 00:47
    Enfim o que se pode fazer? As pessoas acham que os "valores humanistas" aparecem por "geração espontânea". A Ignorância generalizada não permite perceber que ações do autodenominado "Estado Islâmico", como o de "jogar à bola" com as cabeças dos prisioneiros não era um "exclusivo". Os "nossos amigos" Maias faziam o mesmo. E estavam do "outro lado" do Mar. As perseguições religiosas, queimar pessoas na fogueira foram uma constante na História Humana. Em Todas as épocas e civilizações! Os gauleses faziam sacrifícios humanos. Os Cartagineses também: Então porque é que SÓ se fala (só!) da Inquisição? Porque foram, no Mundo Ocidental os últimos a faze-lo! Porque ao contrário das outras "Religiões" no Cristianismo "não matar" é um principio! É considerado MAL! Sim, continua-se a matar e nos países "cristãos" na guerra ou na "justiça" continua-se a fazê-lo! Mas as pessoas são Livres de condenar essa prática! Nos países de Religião Islâmica o objetivo é o submeter-se incondicionalmente a Deus! Incondicionalmente, significa que qualquer critica é considerada blasfêmia! Os valores são os da Religião Islâmica e a pena para quem não os aceita é a morte! Não são as pessoas que "escolhem" o seu caminho. Escolher um "caminho diferente" do indicado pelo Profeta Maomé é um Crime punível com a morte! Senão, sr. Presidente Marcelo vá a Marrocos, "aqui ao lado" e pergunte o que acontece aos marroquinos que pretendam abandonar a Religião Islâmica.
  • Henriques
    18 mar, 2018 lisboa 16:40
    Portugal j´foi ocupado centenas de anos pelos arabes é comparar como se vivia então e medir a tolerância pelos não arabes.Esta conversa da treta vai levar a EU a um desastre total. Os sinais estão nos bairros fechados de Paris,Bruxelas e atentados e bairros Porto e Lisboa onde a polici s´entra fortemente apoiada como se fosse para um área de guerra ,mergulhar a cabeça na areia ´e o principio do desastre.
  • Marcelo
    16 mar, 2018 Marte 20:08
    Os valores humanistas do Islão? Essa fez-me rir alto

Destaques V+