A+ / A-

Ficar 40 dias sem usar plástico descartável? Aceite o desafio da Quercus

20 fev, 2018 - 11:52

A iniciativa da associação ambientalista visa sensibilizar os portugueses para a utilização excessiva de plásticos.

A+ / A-

Veja também:


A Quercus desafia os portugueses a desistirem dos produtos descartáveis durante 40 dias, no âmbito de uma iniciativa europeia para sensibilizar para o problema do plástico, um poluente que permanece na natureza centenas de anos.

A campanha chamada "#40 dias sem plástico" vai decorrer no período da Quaresma e é divulgada em Portugal pela associação de defesa do ambiente Quercus.

Trata-se de "um desafio ambiental europeu e diário que convida a desistirmos dos produtos descartáveis e a sensibilizar as populações para modos de vida mais amigos do ambiente", explica em comunicado.

"Portugal está em linha com os países que mais consomem este tipo de produtos, mas alguns deles, como a França e o Reino Unido, já [têm] legislação pronta para eliminar o [seu] uso" e reduzir o consumo de plásticos”, explica a coordenadora da área dos resíduos da associação, Carmen Lima.

A associação ambientalista espera que Portugal passe rapidamente a fazer parte deste grupo de países. As estimativas apontam para que sejam utilizadas, por ano, nos restaurantes, uma quantidade de palhinhas suficiente para dar a volta ao planeta cinco vezes.

Vários partidos já apresentaram propostas com vista a proibir ou reduzir o uso de utensílios descartáreis nos restaurantes, diplomas que estão a ser analisados na Assembleia da República.

Consumo de plásticos descartáveis está a crescer

"A situação não é animadora", salienta a associação. O consumo de produtos descartáveis está a crescer e estudos recentes mostram que 259 milhões de copos de café, 10 mil milhões de beatas de cigarros, 40 milhões de embalagens de 'take-away', mil milhões de palhinhas de plástico e 721 milhões de garrafas descartáveis são consumidos em Portugal em cada ano.

Os objetos plásticos, como os cotonetes, as palhinhas ou os sacos descartáveis, vão parar aos oceanos e deterioram-se, dando origem a pequenas partículas que são ingeridas pelos animais e levam à sua morte.

Os microplásticos também são um ingrediente de muitos cosméticos e produtos de higiene pessoal, como exfoliantes para cabelo, corpo e rosto, pastas e cremes dentais, entrando na rede de esgotos, mas como são demasiado pequenos para serem completamente filtrados nos sistemas de tratamento vão para os rios e mares.

Estas partículas acabam por entrar na cadeia alimentar dos humanos, "podendo colocar a saúde em risco", alerta a Quercus.

A poluição do mar pelos plásticos é um problema global. Em 1990, a produção de plástico era metade da atual e daqui a alguns anos poderá existir no oceano mais plástico do que peixe, se nada for feito para evitar o elevado consumo deste material, conclui.

Podem as embalagens ajudar a travar o aquecimento global?
Podem as embalagens ajudar a travar o aquecimento global?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+