Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Procurem a verdade, depois perguntem-me sobre o envenenamento”, diz Putin

13 mar, 2018 - 15:00

O Presidente russo foi questionado sobre o caso de envenenamento em Inglaterra do ex-espião Sergei Skripal. Trump vai falar esta terça com Theresa May, mas diz que sinais parecem apontar para a Rússia.

A+ / A-

Cronologia interativa: O que sabemos sobre o caso Skripal


O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi questionado, esta terça-feira, sobre o caso de envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal.

Durante uma visita do líder russo a uma feira agrícola em Krasnodar, um jornalista da BBC lançou a questão ao Presidente, que respondeu de forma irónica.

“Estamos aqui preocupados com questões agrícolas, como vê, a tentar melhorar a vida das pessoas, e você pergunta-me sobre tragédias?”, começou por responder Putin.

“Procurem a verdade, primeiro. Depois, perguntem-me sobre isso”, disse o Presidente, seguindo o seu caminho.

O envenenamento de Sergei Rilkin é o mais recente episódio a criar tensão entre Moscovo e o Ocidente. Rilkin foi exposto a gás de nervos, de fabrico soviético, na cidade de Salisbury, em Inglaterra, no passado dia 4 de março.

Rilkin é um ex-espião russo que foi condenado por alta-traição à pátria em 2006, depois de ter desertado e ter denunciado outros agentes russos, passando para o serviço do Reino Unido.

O cidadão russo, de 66 anos, está internado e em estado estável, juntamente com a sua filha, de 33 anos, que também foi exposta ao gás.

Londres já pediu a Vladimir Putin que explique o sucedido até à meia-noite de hoje, mas Moscovo já disse que as acusações britânicas não têm qualquer fundamento.

A União Europeia já se solidarizou com o Reino Unido sobre esta questão. Donald Trump tem uma conversa agendada para esta terça-feira com Theresa May. “Vou falar hoje com Theresa May. Para mim, e com base em todas as provas que possuem, coincide com a Rússia”, declarou Donald Trump perante jornalistas na Casa Branca.

[Notícia atualizada às 15h33]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+