Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Falha no Citius deixa Tribunais parados durante horas

05 set, 2023 - 11:21 • Liliana Monteiro , Beatriz Pereira

À Renascença, Carlos Almeida, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, explica que a situação é recorrente, uma vez que o portal "sistematicamente não funciona". Página da PJ também esteve em baixo durante uma hora.

A+ / A-

Os tribunais portugueses estiveram esta terça-feira parados, na sequência de uma falha no sistema Citius.

Com o portal em baixo, os agentes da justiça ficam sem ferramenta de trabalho. A situação foi resolvida por volta das 16h.

À Renascença, Carlos Almeida, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, descreve que a situação ocorreu "logo de manhã", quando os funcionários entraram ao serviço e desde aí que "o sistema não funciona de norte a sul do país".

Carlos Almeida explica que "sistematicamente o sistema Citius não funciona" e que esta terça-feira, "de facto, os tribunais estão parados porque não se consegue trabalhar sem a plataforma". "Um julgamento não pode ser realizado sem o sistema, os oficiais de justiça não conseguem fazer notificações sem o sistema", alerta.

O Ministério da Justiça confirmou a existência de "problemas de comunicação que afetam os sistemas da justiça" e que "as equipas tecnológicas estão a trabalhar na resolução do problema".

Na sua página de Facebook, a Ordem dos Advogados adiantou que a bastonária contactou o Ministéroi da Justiça "para apurar a origem e previsão de resolução do problema com o sistema eTribunal/Citius".

Nesse contacto, foi informada "pela secretaria de Estado daquele Ministério que o problema tem origem na interrupção no circuito de um operador de comunicações que faz a ligação ao datacenter".

Na mesma publicação é adiantado que a secretaria de Estado da Justiça "informou ainda que se encontra a trabalhar, juntamente com o operador e com a máxima prioridade, na resolução do problema, não existindo para já previsão de quando a situação estará resolvida".

Por volta das 14h30, com o sistema Citius ainda em baixo, foi noticiado que também a página da Polícia Judiciária (PJ) se encontra fora de serviço.

Ao tentar aceder ao site, os utilizadores são conduzidos para uma página em branco com a informação "Server-unavailable!" [servidor indisponível]. As causas desta falha também ainda não são conhecidas.

Cerca de uma hora depois, a navegação na página de internet da PJ já tinha sido retomada. Pelas 16h, o sistema Citius estava novamente a funcionar.

Num comunicado enviado às redações, o Ministério da Justiça fez saber que "a situação, provocada por uma interrupção num circuito de um operador de comunicações que faz a ligação ao datacenter localizado em Évora, resultou de uma obra em curso no local. Não se tratou de um problema interno dos sistemas da Justiça, mas ao nível da infraestrutura do operador de comunicações".

[atualizado às 16h34]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+