Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana Santa de Braga com impacto económico de 9 milhões de euros.

12 mar, 2018 - 11:00 • Isabel Pacheco

Dados são de 2017 e resultam de um estudo da Universidade do Minho.

A+ / A-

A Semana Santa de Braga teve, em 2017, um impacto económico na ordem dos nove milhões de euros, de acordo com um estudo da Universidade do Minho (UMinho)

O trabalho, coordenado por João Cerejeira, aponta para “um efeito liquido” na economia local “de cerca de 9 milhões de euros”, quando comparado com outras semanas habituais da vida turística da cidade.

No plano global, o retorno económico da Semana Santa “chega aos 15 milhões de euros”, considerando o “impacto mediático estimado na ordem dos dois milhões e os efeitos diretos e indiretos das despesas geradas pelos 64 mil turistas ” que visitaram a cidade durante aquela semana.

João Cerejeira sublinha o “contributo de 4,2 milhões de euros para o Produto Interno Bruto” e o “acréscimo das receitas fiscais na ordem do 1,2 milhoes de euros” geradas pelas festividades.

As conclusões do estudo levam o presidente da Comissão das Solenidades, o cónego Luís Miguel Figueiredo, a sublinhar o “bom investimento” que as festividades representam e a existência de uma “margem para crescimento” no que toca à oferta turística.

Segundo a análise da UMinho, dos 64 mil turistas que, em 2017, visitaram Braga nos dias que antecederam a Páscoa “apenas 38% prenoitaram na cidade”, esgotando a oferta hoteleira.

“Os números são claros: há margem para progressão”, defende Luís Miguel Figueiredo, sublinhando a “responsabilidade” que a análise ao estudo implica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+