Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Kim janta com enviados sul-coreanos em Pyongyang

05 mar, 2018 - 15:03

Este é o encontro ao mais alto nível entre as Coreias desde que Kim Jong-un chegou ao poder, no final de 2011, após a morte do pai, Kim Jong-il.

A+ / A-

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un recebeu esta segunda-feira uma delegação da Coreia do Sul, em mais um sinal de acalmia das relações entre os dois países que, tecnicamente, ainda estão em guerra.

Um dos objetivos da comitiva sul-coreana é sentar à mesa das negociações o regime de Pyongyang e os Estados Unidos.

Este é o encontro ao mais alto nível entre as Coreias desde que Kim Jong-un chegou ao poder, no final de 2011, após a morte do pai, Kim Jong-il.

A delegação de Seul, liderada pelo chefe do Gabinete de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, aterrou esta segunda-feira em Pyongyang e foi recebida por dois governantes norte-coreanos que estiveram nos Jogos de Inverno, realizados em Peyongchang, na Coreia do Sul.

Os enviados sul-coreanos foram depois convidados para um jantar com o líder da Coreia do Norte, adiantou um porta-voz da delegação visitante.

Antes de partir para a Pyongyang, Chung Eui-yong disse aos jornalistas que vai manifestar o desejo do Presidente Moon Jae-in de uma Península Coreana sem armas nucleares e paz permanente entre as duas nações.

O Governo da Coreia do Sul espera que a visita possa contribuir para a criação de uma “atmosfera positiva”, referiu o porta-voz do Ministério da Unificação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+