Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarcas exigem obras na Linha da Beira Alta. "É uma emergência nacional”

05 mar, 2018 - 13:55

Mangualde vive assombrada pelas recordações do passado de mais de 30 anos com o acidente de Alcafache. Os constantes descarrilamentos na Linha da Beira Alta devem ser um alerta urgente, considera o autarca João Azevedo.

A+ / A-

Os autarcas da região Centro pedem uma intervenção urgente para garantir a segurança na Linha da Beira Alta, depois do oitavo descarrilamento em quatro anos.

“Estas situações não se podem voltar a repetir. O Estado tem que resolver imediatamente esta situação. É uma emergência nacional”, disse à Renascença o presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo.

Mangualde vive assombrada pelas recordações do passado de mais de 30 anos com o acidente de Alcafache. Os constantes descarrilamentos na Linha da Beira Alta devem ser um alerta urgente, considera o autarca João Azevedo.

É necessário que essa obra seja feita, não só por uma questão de modernização e competitividade do território e do país, mas também por questões de segurança.”

O autarca socialista refere que nas últimas semanas reuniu com o ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, e lamenta continuar tudo na mesma.

“Tive a oportunidade de, nas últimas semanas, ter referido isso junto do ministro Pedro Marques. Fi-lo em momento certo, infelizmente estão a acontecer outras situações que não deviam acontecer e esperamos que tenhamos a solução. Estas situações não se podem voltar a repetir. O Estado tem que resolver imediatamente e requalificar a linha da Beira Alta”, afirma o autarca João Azevedo.

A Linha da Beira Alta foi cortado no domingo, 4 de março, na sequência de um deslizamento de terras que provocou o descarrilamento de um comboio Intercidades. A bordo seguiam 75 pessoas e ninguém ficou ferido.

A circulação voltou a ser cortada esta segunda-feira, às 8h00, devido a um novo deslizamento de terras junto ao túnel do Coval, Mortágua, Viseu, onde no domingo um comboio de passageiros descarrilou.

Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) disse que na altura do novo deslizamento não estava nenhum comboio a passar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CARLOS
    05 mar, 2018 ALMADA 14:32
    Já não há dinheiro !! Foi todo para a Banca . BPN, BPP,BANIF,BES e etc. A torneira fechou, conjelou .

Destaques V+