Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Temporal já provocou 970 ocorrências e milhares de euros em estragos

01 mar, 2018 - 15:55

Força do mar provocou inundações na Trafaria, obrigou ao corte de várias estradas e do acesso a praias no Algarve. Uma pessoa ficou ferida em Beja.

A+ / A-

Foram registadas 970 ocorrências devido ao mau tempo, desde as 16h00 de quarta-feira, apurou a Renascença junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A maior parte das ocorrências é relativa à limpeza e desobstrução de espaços públicos, devido à neve e à queda de árvores.

Viseu com 156, Faro com 118 e Lisboa com 100 ocorrências são os distritos mais afetados pelo mau tempo.

Pelas 16h00 desta quinta-feira, havia oito estradas cortadas, nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Lisboa.

No mar, há 15 barras fechadas e seis muito condicionadas.

Trafaria, Beja e Lisboa são os locais que se destacam no mapa dos efeitos do mau tempo.

Na Trafaria, no concelho de Almada, ocorreram duas situações distintas, provocadas pela água que galgou as proteções.

Na zona central da localidade, três casas ficaram inundadas, enquanto na Cova do Vapor, no Bairro do 2º Torrão, foram afetadas outras duas casas, sendo que neste caso poderá desalojados.

Em Lisboa, a agitação marítima provocou o abatimento do piso junto ao Padrão dos Descobrimentos.

O monumento está fechado ao público desde as 15h00. O Regimento Sapadores Bombeiros e os técnicos da Câmara estão no local a avaliar os danos.

Já em Beja, uma pessoa ficou ferida com gravidade quando o vento derrubou uma tenda na Feira das Profissões. A mulher foi transferida para o Hospital de São José, em Lisboa, segundo fonte hospitalar.

Esta quinta-feira de manhã ocorreu “um deslizamento de vertentes no Portinho da Arrábida”, que não causou danos materiais nem vítimas.

Os 18 distritos do continente permanecem sob alerta amarelo da Proteção Civil, pelo menos até sexta-feira à noite.

Acesso ao mar cortado no Algarve. Milhares de euros em prejuízos na Madeira

O mau tempo fez cair esta quinta-feira uma árvore em Benfica, em Lisboa. Vários carros foram atingidos, mas ninguém ficou ferido. Ainda na zona de Lisboa, a estrada marginal foi cortada pelo segundo dia consecutivo devido à agitação marítima.

No Algarve, as autoridades estão a interditar o acesso a zonas próximas do mar, por precaução, como a marginal de Quarteira, no concelho de Loulé, e a Praia de Faro.

O acesso à Praia de Faro foi interditado ao final da manhã desta quinta-feira, devido à previsão de galgamentos, assim como o acesso à marginal de Quarteira, medidas de precaução para fazer face à aproximação da hora da preia-mar (ponto máximo da maré), que se registou às 14h25.

A Madeira está em alerta vermelho e prosseguem as buscas para encontrar um homem que foi arrastado por uma onda.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta quinta-feira que os danos na região devido ao mau tempo ultrapassam "as centenas de milhares de euros", sobretudo em marinas, portos, pavilhões e outras infraestruturas.

"Estamos a fazer o levantamento, [há] danos nas marinas, portos, pavilhões e infraestruturas desportivas, mas vai, com certeza, ultrapassar algumas centenas de milhares de euros. Não tenho dúvidas sobre isso", afirmou Miguel Albuquerque, durante uma conferência de imprensa, no Funchal, de balanço das consequências do mau tempo que está a atingir a Madeira desde segunda-feira.

[notícia atualizada às 17h13 - número de ocorrências aumentou de 800 para 970]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para refletir...
    01 mar, 2018 Almada 20:40
    O ser humano é estúpido! Tínhamos bom tempo, devíamos estar contentes, queriam chuva, aí a tem. Em geral quando chove está mau tempo. O mau tempo traz destruição, prejuízos, mortes, etc. O Inverno é uma estação triste e dura, chuva, frio... Quanto mais suave melhor.

Destaques V+