Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desaparecimento de armas na PSP dá origem a processos disciplinares a responsáveis

29 mar, 2017 - 16:31

O extravio destas 57 armas foi detectado após a apreensão de uma arma de fogo da polícia durante uma operação policial que decorreu no Porto, em Janeiro.

A+ / A-

A PSP instaurou processos disciplinares aos elementos da “cadeia hierárquica” do Departamento de Apoio Geral da direcção nacional, após o inquérito ao desaparecimento de 57 armas glock, anunciou, esta quarta-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).

Em comunicado, o MAI adianta que a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, determinou a realização de “um inventário rigoroso” de todas as armas e munições existentes na PSP, GNR e SEF.

A instauração dos processos disciplinares “à cadeia hierárquica do Departamento de Apoio Geral da Direcção Nacional da PSP” foi decidida no seguimento das conclusões do inquérito sobre o desaparecimento de armamento do Departamento de Apoio Geral (DAG) da Direcção Nacional da Policia de Segurança Pública, tornado público em Fevereiro.

O MAI adianta que “foram iniciados os procedimentos legais com vista à cessação da comissão de serviço do ex-Director do Departamento de Apoio Geral da direcção Nacional da PSP, enquanto oficial de ligação do MAI na Guiné-Bissau”, que dirigia este serviço de armazenamento de armas e foi recentemente para aquele país.

O superintendente da PSP Paulo Jorge Gonçalves Sampaio iniciou funções na Guiné-Bissau a 23 de Janeiro de 2017 e terminaria a comissão de serviço em Fevereiro de 2020, segundo o despacho da nomeação publicado em Diário da República a 6 de Dezembro de 2016.

Este oficial da PSP dirigiu este departamento durante cerca de quatro anos.

Na sequência do inquérito, Constança Urbano de Sousa determinou também que as forças e serviços de segurança devem ainda informar a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre “todos os procedimentos relativos ao controlo, registo, distribuição e armazenamento de todo o armamento, com vista à harmonização e reforço dos mecanismos e procedimentos de segurança, supervisão e controlo”.

O extravio destas 57 armas foi detectado após a apreensão de uma arma de fogo da polícia durante uma operação policial que decorreu no Porto, em Janeiro.

Outras três armas foram detectadas pelas autoridades espanholas em Ceuta.

Na altura, foi feito um inventário a todo armamento da PSP, uma comunicação ao Ministério Público para efeitos de investigação criminal e suspensos de imediato dois agentes responsáveis pela listagem das armas e que tinham acesso directo ao armazém.

No início do mês na Assembleia da República, a ministra disse que as conclusões preliminares do inquérito da PSP ao desaparecimento de 57 armas glock apontavam para “falhas na área da supervisão e controlo”.

Constança Urbano de Sousa adiantou que no depósito da direcção nacional da PSP estão armazenadas “algumas armas que não estão distribuídas” aos polícias ou aquelas que “pertencem a efectivo policial que não necessita de andar armado”.

Deste depósito foram extraviadas, juntamente com as 57 glock, os respectivos estojos, carregamentos e os kits de limpeza, adiantou, sublinhando que este local “é de acesso muito restrito, ou seja, nem todos os elementos policiais podem aceder aquelas instalações”, segundo a ministra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 29 mar, 2017 aldeia 20:37
    Uma situação deveras caricata.....policias a roubarem armas da policia e a venderem-nas,se fosse um cidadão civil,provávelmente era preso,será que estes policias serão presos?
  • A Martins
    29 mar, 2017 Braga 17:50
    Se a policia não conseguir encontrar os responsáveis deste desmando, então a nossa policia é muito incompetente.

Destaques V+