Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bloco de Esquerda pede firmeza com Espanha contra mina de urânio junto à fronteira

19 fev, 2018 - 09:51

Deputado bloquista Pedro Soares garante que infraestrutura seria única em toda a Europa e vai contra a legislação internacional.

A+ / A-

Uma delegação de deputados portugueses vai esta segunda-feira a Espanha para avaliar os impactos de uma mina de urânio a céu aberto que vai ser instalada a 50 quilómetros da fronteira portuguesa.

O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares, líder da comissão parlamentar de Ambiente, considera que esta é uma situação inaceitável: “Nós não podemos permitir que junto à fronteira portuguesa se construa aquilo que seria a única mina de urânio a céu aberto em toda a Europa."

Perante o cenário, o bloquista pede que as “autoridades portuguesas tenham firmeza relativamente a esta matéria, intervenham e exijam que a legalidade em termos internacionais seja cumprida pelas autoridades espanholas”.

A delegação de deputados vai tentar ouvir as autoridades e as populações de Retortillo, em Salamanca, onde vai ficar instalada esta mina de urânio.

A polémica já remonta pelo menos a 2016, sendo que a instalação mineira conta com Declaração de Impacto Ambiental favorável, aprovada pela Conselharia de Fomento e Meio Ambiente da Junta de Castela e Leão, com data de 8 de outubro de 2013.

Em 2016, os ambientalistas e representantes dos municípios espanhóis abrangidos pelo projeto mineiro adiantam que já recorreram para instâncias europeias, por aquele se encontrar em zonas de proteção especial, como a Rede Natura 2000, e apelavam aos portugueses residentes em zonas fronteiriças próximas para que entrem na luta a fim de travar o projeto.

Autarca com "preocupação total"

Do lado português, o presidente da Câmara de Almeida garante que o assunto merece a "preocupação total" da autarquia, garantindo que fazem o acompanhamento deste projecto desde 2013.

Em declarações à Renascença, António Machado considera que o poder central não tem estado a fazer o devido acompanhamento e que ainda há muita falta de informação sobre a verdadeira dimensão do projeto de exploração que está a ser programado pelo país vizinho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    19 fev, 2018 Beira 12:15
    Leis Internacionais?? Mas isso existe para o BE?? A sério, que ides fazer? Apresentar uma queixa em Brubrubruxeee..??? Até nem consigo pronunciar essa palavra... É aquele oraganismo que se farta de dar dinheiro a Portugal, mas que o BE quer deitar abaixo. Tem nome de couve. Pois é isso, BRUXA ELAS!
  • zé bigodes
    19 fev, 2018 Lisboa 11:38
    Já diz o povo, de espanha nem bom vento nem bom casamento!

Destaques V+