Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Salvador Sobral. “O coração é um músculo, a alma é a mesma”

16 fev, 2018 - 10:34

Em entrevista à RTP, o cantor revela os contornos da operação a que foi submetido em dezembro do ano passado.

A+ / A-

Veja também:


Salvador Sobral está a recuperar bem do transplante de coração a que foi submetido em dezembro do ano passado e prepara-se para atuar em maio no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza no Parque das Nações, em Lisboa.

Em entrevista à RTP, diz não saber descrever o que sentiu quando acordou. “Não poderia descrever em palavras, é impossível”. Visivelmente emocionado, Salvador Sobral não escondeu o medo que sentiu: “Seria um cubo de gelo se não tivesse medo”.

Mas tudo correu bem. “Tinha este problema que agora está resolvido. Então vamos lá começar a tocar, que é o que eu gosto de fazer”, disse o cantor.

Foi graças à sua vitória na edição anterior daquele festival que Portugal ganhou, pela primeira vez, a Eurovisão e recebe agora o evento. Ainda assim, o cantor diz que não gosta que lhe sejam atribuídas responsabilidades.


Influência da operação

Salvador Sobral admite que, durante o pós-operatório, “a voz ficou mais frágil”, mas que esta é a única mudança que vê em relação à música. O resto, “a forma de compor, está igual”.

“O coração é um músculo, a alma é a mesma”, afirmou Salvador Sobral, que assume estar “totalmente igual ao Salvador que era antes da operação”.

Para já, o cantor não quer conhecer a origem do coração, mas admitiu que possa vir a mudar de ideias no futuro.

Apesar de “um coração diferente, a essência está na alma”, frisou. Quanto à voz, mostrou-se otimista e acredita que “vai voltar ao que era”.


Duas experiências únicas

O vencedor do Festival Eurovisão da Canção destaca as duas experiências únicas que viveu: a Eurovisão e a operação. Para o cantor, 2017 foi “o ano mais díspar que alguém podia imaginar”.

Sobre o futuro, Salvador não quis fazer grandes previsões. Admitiu que “todas as vivências influenciam”, mas ainda é cedo para afirmar de que forma o que viveu vai influenciar sua música.

Para já, pensa no futuro mais imediato e no regresso aos palcos, que está marcado para os Açores e a Madeira.

Assumindo-se sobretudo como intérprete e não tanto como compositor, tem já nos planos o segundo disco, que conta com convidados especiais que admira, entre os quais os escritores Gonçalo M. Tavares e Miguel Esteves Cardoso e os compositores Mário Laginha e Samuel Úria.

Salvador Sobral venceu o Festival da Eurovisão. E fez história
Salvador Sobral venceu o Festival da Eurovisão. E fez história
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    16 fev, 2018 évora 13:32
    Cuidado rapaz ... vai com calma e não te armes em super homem , pois festivais da canção existem todos os anos para serem ganhos e a taça da morte só se ganha uma vez na vida , não a procures ! Não fizeste uma operação estética ... tens algo que o teu corpo pode numa hora rejeitar !

Destaques V+