Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vai ficar (ainda mais) frio. Oito conselhos para se proteger

05 fev, 2018 - 17:17

Proteção Civil recomenda medidas. Temperaturas podem chegar aos quatro graus negativos.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) aconselhou esta segunda-feira os portugueses a tomarem medidas preventivas face ao tempo frio.

Com o tempo frio, alerta também a ANPC num aviso à população, podem verificar-se intoxicações por inalação de gases por inadequada ventilação de habitações com lareiras e braseiras, sendo que as mesmas podem provocar incêndios.

O aviso decorre das previsões de diminuição da temperatura mínima, com valores a situar-se entre os quatro graus celsius negativos e os dois positivos nas regiões do interior norte e centro, e entre os zero graus e os quatro graus nas regiões sul e do litoral norte e centro.

Citando as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos três dias a ANPC salienta também o vento forte de norte, no litoral e terras altas, com rajadas até 70 quilómetros, e a formação de gelo ou geada nas regiões do interior do norte e do centro.

A ANPC recomenda:

  • conduza com cuidado, sobretudo em locais suscetíveis de formação de gelo
  • evite exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura
  • proteja-se com roupas adequadas
  • ingira bebidas quentes
  • evite o consumo de álcool
  • proceda à adequada ventilação da sua habitação
  • tenha cuidado com dispositivos de aquecimento
  • tenha atenção a familiares e vizinhos que possam precisar de apoio, como pessoas mais idosas, crianças e pessoas com patologias crónicas.

O IPMA prevê para terça e quarta-feira temperaturas mínimas negativas em distritos do interior norte. O IPMA emitiu um aviso amarelo (o menos grave) para todos os distritos do continente devido ao frio, atualizado esta segunda-feira e que se prolonga até à madrugada/manhã de quinta-feira. O aviso amarelo comporta uma situação de risco para determinadas atividades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+