Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália contesta decisão de transferir agência do medicamento para Amesterdão

31 jan, 2018 - 17:01

Itália e a cidade de Milão entregaram no Tribunal de Justiça Europeu um pedido destinado a “anular a decisão do Conselho da União Europeia".

A+ / A-

A Itália e a cidade de Milão contestaram junto dos tribunais europeus a decisão da União Europeia de instalar a Agência Europeia do Medicamento (EMA) para Amesterdão.

O Tribunal de Justiça Europeu confirmou, na rede Twitter, que recebeu o pedido destinado a “anular a decisão do Conselho da União Europeia de estabelecer a sede da EMA em Amesterdão na sequência do Brexit” (saída do Reino Unido da União Europeia).

O primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, já tinha dito na televisão que tencionava contestar a escolha, feita através de sorteio após um escrutínio complexo com a participação de 27 ministros da UE (sem o Reino Unido), do qual resultou um empate entre duas cidades.

A contestação dos italianos surge depois de declarações das autoridades holandesas, na segunda-feira, reconhecendo que o edifício que deverá albergar a EMA não estaria pronto até Novembro do próximo ano.

A EMA está actualmente em Londres, de onde sairá na sequência do Brexit. A cidade do Porto foi uma das cidades candidatas à reinstalação da sede da EMA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+