Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​BPI reduz lucros e 600 trabalhadores

30 jan, 2018 - 22:00

Queda dos resultados justificada com negócios de Angola.

A+ / A-

O BPI obteve lucros de 10,2 milhões de euros em 2017, abaixo dos 313,2 milhões de euros registados em 2016, devido sobretudo aos impactos da redução da operação em Angola, divulgou esta terça-feira o banco.

Segundo a entidade liderada por Pablo Forero, o resultado líquido consolidado significa que o banco absorveu "totalmente o impacto contabilístico da venda de 2% e desconsolidação do Banco de Fomento de Angola (-212 milhões de euros) e os impactos extraordinários na aCtividade em Angola no 4.º trimestre (-107,4 milhões de euros)".

O BPI fechou 2017 com 4.931 trabalhadores em Portugal, menos 594 do que os que tinha no ano anterior.

O banco levou a cabo em 2017 um programa de redução de pessoal, através de rescisões por mútuo acordo e reformas antecipadas, que teve um custo de 78 milhões de euros.

Pela positiva, o BPI disse que conseguiu uma mais-valia de nove milhões de euros resultante da venda da BPI Vida e Pensões ao Grupo CaixaBank, o actual dono do BPI.

Apenas na actividade em Portugal, o BPI divulgou que teve lucros de 122 milhões de euros em 2017.

O presidente executivo do banco, Pablo Forero, destacou, contudo, que o resultado líquido em Portugal, sem efeitos extraordinários, foi de 191 milhões de euros, o que considerou ter sido "os mais altos dos últimos 10 anos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+