Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taxa de desemprego em Dezembro: 7,8%

30 jan, 2018 - 11:17

Enquanto o desemprego desce, as economias europeias continuam a crescer.

A+ / A-

A estimativa provisória da taxa de desemprego de Dezembro de 2017 foi de 7,8%, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No mesmo período, a estimativa da população desempregada foi de 401,5 mil pessoas e a da população empregada de 4, 776 milhões.

Quanto à taxa de desemprego de Novembro de 2017, situou-se em 8,1%, menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior e menos 0,6 p.p. em relação a três meses antes.

Aquele valor representa uma revisão de menos 0,1 p.p. face à estimativa provisória divulgada há um mês e ter-se-á de recuar até Novembro de 2004 para encontrar uma taxa tão baixa quanto esta.

A população desempregada de Novembro foi estimada em 417,2 mil pessoas, enquanto a população empregada foi estimada em 4 752,4 mil.

As boas notícias quanto ao desemprego são acompanhadas de dados que revelam o crescimento das economias europeias.

As economias do euro cresceram 2,5% em 2017, no que constitui o crescimento mais elevado da última década.

A estimativa é do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, numa altura em que alguns países ainda não anunciaram os respectivos números.

Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística agendou para o dia 14 de Fevereiro a divulgação da estimativa rápida com os primeiros dados para o quarto trimestre e para o ano 2017.

[Notícia actualizada às 13h46]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+