Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno fica no Governo "mesmo que seja arguido", diz Costa

29 jan, 2018 - 18:27

Primeiro-ministro mantém "toda a confiança" no ministro das Finanças e diz que também estava no jogo de futebol em causa.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirma que mantém "toda a confiança" no ministro das Finanças, na sequência das buscas realizadas na semana passada pelo Ministério Público.

"Em circunstância alguma Mário Centeno sairá do Governo", "mesmo que venha a ser constituido arguido", afirmou António Costa em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira.

O jornal "Correio da Manhã" noticiou esta segunda-feira que o ministro e presidente do Eurogrupo está disposto a pedir demissão se for arguido.

O chefe do Governo respeita a investigação do Departamento de Investigação e Acção Penal e aguarda as conclusões "com toda a serenidade".

Mas considera que se trata de um caso "ridículo", que envolve um pedido de bilhetes para ir ao futebol e "decisões que não competem ao Governo, mas sim à Câmara de Lisboa", argumentou.

“Aquilo que está em causa não põe em causa a credibilidade Mário Centeno. Eu próprio estava nesse jogo”, afirmou o primeiro-ministro.

O Ministério Público (MP) realizou na sexta-feira buscas no Ministério das Finanças.

O caso ainda não tem arguidos, segundo a Procuradoria-Geral da República.

Mário Centeno estará a ser investigado por alegado recebimento indevido de vantagem. Em causa está o pedido para ver o Benfica - FC Porto, de 1 de Abril do ano passado, em troca de um alegado favorecimento para desbloquear uma isenção de IMI para um filho de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.

Este crime é punível com uma pena máxima de cinco anos de prisão e é o mesmo que está em causa no caso das viagens da Galp ao Europeu de Futebol de 2016, que levou à demissão de três secretários de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antirrouge
    30 jan, 2018 Setúbal 11:45
    Já agora fique lá com o Centeno no governo mas por amor de Deus não mude é o governo para a catedral dos lampiões, não vá sacrificar milhões de portugueses a viver sob a bandeira vermelha de tal agremiação, é que tantas más notícias sobre corrupções e subornos relacionados com tal clube e para mais com membros do governo envolvidos leva-nos a temer que tal possa acontecer.
  • Sendeiro
    30 jan, 2018 Lisboa 11:22
    Este Pais muda tanto as leis e plataformas informáticas que provocam grande confusao.Penso que os pedidos de isenção são feitos ao fisco local que lhe dá o caminho previsto na lei,era assim agora já não conheço o que considerava o meu País.O estado estimula e promove medidas e depois não as avalia,audita e recordena de acordo com os pontos positivos e negativos e quem paga somos todos, políticos inclusive.Centeno foi mal repreendido pelo PR no caso da CGD,a economia levou-o a Presidente do Euro-Grupo e isso faz mossa a mta gente e a pressão para o desacreditar deverá ser mto grande.A justiça de rua está a sobrepor-se á justiça dos tribunais e estes por vezes parecem ao serviço de um poder oculto.Vivemos num regime em que as técnicas de controle da sociedade civil são mais intrusivas que no tempo da segunda republica ou estado novo.Estamos realmente num novo estado asfixiante,corrosivo por falta de maturidade democrática ocidental. Se atendermos á comunicação social Portugal vive permanentemente em convulsão e suspeição de corrupção em quase todas as áreas.Conseguir uma boa imagem e recepçao para atrair investimento e fazer crescer a economia é preocupação de poucos. É preciso ser pró-ativo e não reativo para trazer benefícios e tirar o peso da divida a q estamos submetidos,o resto são faits-divers.
  • João Lopes
    30 jan, 2018 Viseu 08:24
    Afinal, ainda temos uma justiça viva e atuante!
  • Lolo
    30 jan, 2018 Lisboa 05:52
    O AC é Benfiquista assumido, ja ele quando esteve na CM de Lisboa. Beneficiou bem o SLB. Isenções de impostos etc só não vê quem não quer. Se for arguido tem que se demitir. O AC fala muito mas é 1 ministro graças a uma co ligação. Esquece se rápido das coisas assim como o povo português.
  • Ribeiro Silva
    30 jan, 2018 Porto 03:06
    Só espero, que um dia não haja votos para ninguém!!!!!
  • joao
    30 jan, 2018 porto 02:47
    todos sabemos que os donos da justiça são da direita só temos de respeitar
  • José Seco
    30 jan, 2018 Lisboa 02:37
    Portugal sempre nas mãos de gente muito séria venham eles da esquerda ou de direita!
  • Helena Matos
    30 jan, 2018 Coimbra 00:27
    A questão é: houve ou não isenção de pagamento de IMI ao filho do outro? Se sim, há que apurar a responsabilidade, o agente e o motivo. Não importa a contrapartida: se são bilhetes, almoços, jantares , viagens, férias ou simplesmente amizade. Pergunto-me por que razão é que esta malta da política ou que exerce cargos públicos se expõe a estas situações. Sabendo que a lei prevê sanções para isto, e que o escrutínio público é mais que muito, se não são tolos, disfarçam muito bem. O gabinete do ministro ainda não disse, preto no branco, que o senhor não teve nada a ver com o assunto; pelo contrário, confirmou que houve o pedido dos bilhetes. Que raio! O homem nao tinha carcanhóis para ir à bola, era preciso sujeitar-se a isto?
  • francisco narciso
    30 jan, 2018 toronto 00:03
    ó sr Carlos martins quem lhe disse que para a isenção do imi é da competência da CML devia saber que a ultima palavra é do min isterio das finanças e mais nem os secretários podem assinar o documento mas sim o ministro CENTEIO se é verdade que deu quase 19000euros eu tenho propriedades em Portugal e pago o imi e que de maneira porque será que este ministro benfiquista perdoa '? será que este dinheiro saiuo do bolso deste benfiquista hó que saiu da algibeira dos contribuintes portugueses se for verdade que desapareça do governo para sempre já bastou o Socrates
  • maria
    29 jan, 2018 lx 23:29
    Escreva aqui o seu comentário... o portas é do Sporting e a yupido com os 28 MMilhoes ninguém lhe pega.

Destaques V+