Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abriu a “Escola do Santuário”

27 jan, 2018 - 11:21 • Teresa Paula Costa

Iniciativa tem por missão aprofundar a mensagem de Fátima e a sua espiritualidade, proporcionando itinerários que permitirão aos participantes perceber como é que a poderão aplicar na sua vida.

A+ / A-

O santuário de Fátima estreia este fim-de-semana um projecto de espiritualidade e formação. Trata-se da “Escola do Santuário” que propõe aprofundar a mensagem de Fátima através de itinerários práticos.

A “Escola do Santuário” tem por missão aprofundar a mensagem de Fátima e a sua espiritualidade, proporcionando itinerários que permitirão aos participantes perceber como é que a poderão aplicar na sua vida.

Segundo Pedro Valinho, da organização, “depois do auge celebrativo que foi o centenário, entendemos que seria importante continuar a marcar a explicitação da mensagem de Fátima como uma pedagogia, um itinerário espiritual”.

E assim surgiu a Escola do Santuário, “enquadrada num novo departamento que se abre no Santuário de Fátima, que é o departamento da pastoral da mensagem de Fátima que, no fundo, tem esta função de ir ao encontro das pessoas e de oferecer a mensagem de Fátima como um percurso espiritual”.

Não se trata apenas de um percurso formativo, esclarece Pedro Valinho, nem de fornecer cursos, mas “itinerários espirituais que incluem uma vivência da mensagem de Fátima”.

A primeira sessão, a decorrer neste fim-de-semana, parte das interrogações deixadas pelo Papa na Capelinha da Aparições, em Maio do ano passado.

O tema “vai buscar palavras do Papa Francisco quando, numa das celebrações, pergunta aos crentes: Que Maria é esta em que acreditamos?” Vai-se “procurar recuperar as palavras do Papa, as interrogações que deixou e de que forma é que, a partir da mensagem de Fátima, vamos beber características para a nossa vida crente”.

As sessões serão dinamizadas pelo padre José Nuno Silva, responsável pelo departamento da pastoral da mensagem de Fátima, e pela irmã Ângela Coelho, entre outros.

Neste primeiro ano pós-centenário, o Santuário propõe a realização de três itinerários de dois dias, abertos ao público em geral, em Janeiro, Março e Abril, cada um deles com um tema diferente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+